ASSINE
search button

Policiais de UPPs começam a ser treinados pelas forças especiais da PM

Compartilhar

Policiais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro começaram hoje (3) um ciclo de treinamento com o Comando de Operações Especiais (COE) do Rio de Janeiro. Os policiais receberão instruções de técnicas de abordagem, conduta de patrulha, uso de armamento e autoproteção.

As UPPs são unidades da Polícia Militar (PM) voltadas para a ocupação territorial das favelas por meio de um policiamento comunitário, conceito que prioriza a aproximação dos agentes com os moradores das comunidades ocupadas. O COE é responsável por unidades da PM especializadas em lidar com situações de confronto, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Choque.

Questionado sobre se o COE seria a unidade mais adequada a proporcionar o treinamento a policiais da UPP, já que as duas têm objetivos distintos, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, respondeu apenas que o Bope faz parte da política de pacificação, já que a unidade vinculada ao COE prepara o terreno para a implantação de UPPs nas comunidades.

“O Bope é quem faz o primeiro contato com a comunidade. É ele que fala com as pessoas e organiza as reuniões com os moradores. Na verdade ele inicia esse processo. Nós temos aqui pessoas qualificadas e com este perfil de polícia de proximidade”, disse.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 80 alunos da UPP do Morro São João, na zona norte do Rio, começaram o treinamento hoje. Os mais de 9 mil policiais das UPPs do Rio serão treinados pelo COE de forma escalonada.

Entre os motivos que levaram ao treinamento estão os vários ataques sofridos por policiais de UPPs durante patrulhamentos em comunidades como os Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da cidade.