ASSINE
search button

Aniversário do Rio tem missa, bolo e inaugurações

Prefeito Eduardo Paes recebeu a chave simbólica da cidade

Compartilhar

O prefeito Eduardo Paes abriu os festejos do aniversário da cidade em uma cerimônia cívico-militar na Fortaleza de São João, na Urca, onde a cidade foi fundada. Durante a solenidade, 20 veleiros, que partiram de Bertioga e refizeram o mesmo percurso feito por Estácio de Sá em 1565, chegarão ao Forte. 

Um ator caracterizado como Estácio de Sá entregou a chave simbólica da cidade ao prefeito. Tiros de canhões foram dados durante a cerimônia na Fortaleza de São João. Paes disse que é uma honra participar dos 450 anos de uma cidade que tem muita história e que faz parte da identidade brasileira.

O segundo evento oficial do dia foi uma missa celebrada pelo cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião, na Tijuca, Zona Norte da cidade. Durante a missa, o prefeito Eduardo Paes entregou a chave da cidade a Dom Orani, num gesto que representa o estado laico e o religioso trabalhando para o bem.

O cardeal abençoou três relíquias da cidade: a imagem de São Sebastião, os restos mortais de Estácio de Sá e a pedra fundamental da fundação.

Tradição em toda as comemorações, o bolo de aniversário servido na Rua da Carioca, no Centro, tem este ano 450 metros, um para cada ano da cidade. Nos aniversários anteriores, o bolo media cerca de dez metros. Componentes da escola de samba Estácio de Sá, a mais antiga da cidade, se apresentam no evento.

Enquanto isso, na orla da zona sul, a Marinha do Brasil faz demonstração naval, com a participação de sete navios, que partirão das proximidades do Forte São João, e seguirão até o Leblon. 

Em seguida, Eduardo Paes inaugura a terceira sede administrativa da prefeitura do Rio – a primeira na zona norte, no bairro de Oswaldo Cruz. A nova sede ocupa um casarão de 1920, totalmente restaurado e onde o prefeito terá um gabinete, a exemplo do que ocorre nas outras duas sedes: o Palácio da Cidade, em Botafogo; e o Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova.

Na parte da tarde, a Baía de Guanabara e a orla oceânica abrigarão a competição a vela Grand Regatta Rio 450, nas proximidades da Escola Naval, na Ilha de Villegaignon. Os barcos seguirão até a ilha Laje da Cagarra, em frente a Ipanema, de onde retornarão ao ponto inicial, percorrendo cerca de 20 milhas náuticas.

Às 16h, com a presença da presidente Dilma Roussef e do governador Luiz Fernando Pezão, será inaugurado o Túnel Rio 450, no Centro do Rio. Com 1.480 metros de extensão, o túnel vai ligar a Rua Primeiro de Março à Via Binário do Porto, inaugurada em 2013 - primeira grande obra viária do Porto Maravilha, o programa de revitalização da zona portuária.

De lá, a presidente Dilma Roussef e o governador Pezão acompanharão o prefeito até o Palácio da Cidade, onde, em cerimônia oficial, será entregue pela primeira vez a Medalha 1º de Março, condecoração criada para personalidades que prestaram bons serviços à cidade. Na ocasião, também serão anunciados os cariocas históricos, que terão seus nomes inscritos no Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro.

No Palácio da Cidade também serão apresentados a medalha comemorativa dos 450 anos - feita em  parceria com a Casa da Moeda - e o selo comemorativo, produzido pelos Correios.