ASSINE
search button

Palácio Guanabara abrirá suas portas para visitação duas vezes por mês

Compartilhar

Na véspera do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, um dos patrimônios culturais da cidade, abriu suas portas para cariocas e turistas pela segunda vez, na manhã deste sábado (28/2). Três grupos de 25 pessoas, cada, puderam conhecer o interior e o jardim do prédio histórico por meio de uma visita guiada gratuita realizada em três horários diferentes: às 9h, às 10h e às 11h. Devido à grande procura, a partir de março, os tours guiados serão realizados duas vezes por mês, de 15 em 15 dias, nos três turnos pela manhã. As visitas ao palácio, construído em 1853, começaram em janeiro e até o momento 125 pessoas já participaram.

Durante o passeio de uma hora de duração, o público pôde conhecer o Salão Nobre, onde a princesa Isabel, uma das ilustres moradoras do palácio, recebia convidados em jantares e saraus culturais, e a sala onde foi descoberto, em 2011, um calçamento tipo "pé de moleque" centenário.

Os grupos também visitaram o jardim do palácio, que foi idealizado pelo paisagista francês Paul Villon, no início do século XX. No local, os visitantes apreciaram o chafariz de Netuno, pequeno lago com a estátua do deus da mitologia romana que foi desenvolvida pela Fundição Val d'Osne, além das famosas palmeiras imperiais e árvores frutíferas exóticas, como mangueira, caqui-preto, pêssego-da-Índia e olho-de-dragão.

A visita guiada terminou na Capela de Santa Terezinha, construída a pedido de Carmela Dutra, esposa de Eurico Gaspar Dutra, último presidente da República a viver no local, na década de 40. Durante o passeio, os visitantes assistiram à apresentação do grupo de jovens do projeto Ação Social pela Música do Brasil, que conta com o apoio do RIOSOLIDARIO, e beneficia moradores de comunidades pacificadas.