ASSINE
search button

Estação Educativa tem programação gratuita para crianças no Planetário

Compartilhar

Os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro serão comemorados com muita música, histórias e aventura no espaço, na programação especial totalmente gratuita da Estação Educativa neste domingo (01/03), no Planetário da Gávea. O projeto promove eventos para dinamizar as sessões de cúpula, observação ao telescópio e visitas guiadas e é realizado em parceria com o Consórcio Construtor Rio Barra (CCRB), responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca - Ipanema) entre Barra e a Gávea, e a Secretaria Municipal de Cultura.  

Na Estação Educativa, as crianças entre 3 e 7 anos percorrem os corredores do Museu do Universo, descobrindo a Astronomia de uma maneira divertida e inesquecível. A aventura começa com a distribuição de mochilas espaciais para as crianças, feitas de garrafas PET. Com uma linguagem lúdica e adequada para a faixa etária, atores e músicos serão os mediadores, para mostrar às crianças o quanto a Ciência é importante e como está próxima do seu dia a dia. 

Numa grande brincadeira, o objetivo é checar ao Sistema Solar, desviando dos asteroides. Entre as atividades, haverá oficinas de artes, pinturas com bolhas de sabão numa sala em branco, contação de histórias sobre a origem da Via Láctea, mitologia grega e, debaixo de uma árvore, sobre o surgimento das estrelas.

Durante a implantação da Linha 4 do Metrô, uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro que representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo implantada nos últimos 30 anos no Rio, o CCRB desenvolve um conjunto de boas práticas e incentivos a projetos culturais com a certeza de que é possível contribuir também para o desenvolvimento cultural da cidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Aniversário da cidade do Rio de Janeiro - 01/03/2015 (domingo)

Universo Bolha

Das 14h15 e às 15h15 (15 participantes por horário)

Com brinquedos nas mãos, contadores de histórias envolvem as crianças num jogo lúdico, onde a imaginação é o fio condutor de uma viagem sobre a origem das constelações. O ponto de partida desta história é a mitologia greco-romana.

Mitologia das constelações - Contação de histórias

Às 14h15 (20 participantes por horário)

Com brinquedos nas mãos, contadores de histórias envolvem as crianças num jogo lúdico, onde a imaginação é o fio condutor de uma viagem sobre a origem das constelações. O ponto de partida desta história é a mitologia greco-romana.

Origem das estrelas - Contação de histórias na árvore

Às 16h15 (20 participantes por horário)

Assumindo a função de um Hotxuá, um tradicional índio-palhaço, sob a sombra de uma antiga árvore, um ator ritualiza a lenda da etnia Bororo sobre o surgimento das estrelas. Recheada de elementos indígenas, a cena é um passeio pelas diversas etnias presentes na cultura brasileira.

Visita orientada

Das 15h15 e às 16h15 (20 participantes por horário)

O comandante e a tripulação da nave-escola já estão a postos para receber seus curiosos visitantes. As crianças percorrerão a nave e vão aprender sobre a evolução da vida na Terra. A bordo de foguetes espaciais, vão passear entre planetas e participar de um divertido jogo sobre o Sistema Solar, em que deverão escapar de meteoritos, ver um cometa passar e chegar bem pertinho do Sol.

SERVIÇO:

O Planetário fica na Rua Vice Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea.

A Estação Educativa é uma atividade gratuita. E, especialmente neste domingo (01/03), a entrada no Planetário também é gratuita, em comemoração aos 450 anos da cidade.