ASSINE
search button

Dificuldade para obter Carteira de Trabalho causa manifestação na Via Dutra

Protesto aconteceu nesta segunda-feira (23), na altura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense

Compartilhar

A dificuldade para obter a Carteira de Trabalho no estado do Rio de Janeiro parece longe de ter um fim. Após o JB ter informado sobre os problemas enfrentados pelos jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho, a situação aparentemente não melhorou em nada. Na manhã desta segunda-feira (23), uma manifestação fechou temporariamente as duas pistas da rodovia Presidente Dutra, na altura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

O protesto teria iniciado após as pessoas passarem a noite do último domingo em uma fila na porta do Poupatempo do município, e já no meio da manhã de segunda-feira não terem, sequer, recebido atendimento, muito menos conseguido retirar o documento.

O Jornal do Brasil entrou em contato com a secretaria estadual de Trabalho e Renda para saber o que se passa no sistema de geração do documento. E através de nota, a secretaria informou que está com seu corpo técnico voltado para solucionar a paralisação momentânea de alguns de seus postos operados pelo Instituto Brasileiro de Administração e Apoio Universitário do Rio de Janeiro (IBAP), uma empresa terceirizada.

“É extremamente constrangedora esta situação e a população tem todo o direito de cobrar. Peço apenas que as pessoas tenham paciência porque estamos levantando toda a situação para que tenhamos uma solução o mais breve possível. Hoje mesmo já teremos uma parte do caso resolvido”, explicou o secretário Arolde de Oliveira.   

Na nota, Arolde de Oliveira afirmou também que, em um de seus primeiros atos à frente da secretaria, constituiu uma Comissão Especial de Sindicância de nº 764 de 4 de fevereiro de 2015, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro no dia 12 deste mês, para examinar e apontar soluções para o pleno funcionamento de todo o sistema.

Relembre o caso

>> Modernização no sistema gera transtornos para a emissão da Carteira de Trabalho

>> Como trabalhar? Rio de Janeiro sem carteira de trabalho

>> Carteira de Trabalho: Segue a dificuldade para obter o documento

Em matéria publicada pelo Jornal do Brasil no dia 2 de fevereiro, foi notificado que uma empresa estaria oferecendo 40 vagas de empregos para jovens moradores da comunidade da Rocinha, na época, os jovens relataram a dificuldade para conseguir o documento. Pois a realidade é que até hoje esses jovens seguem com a situação indefinida, e sem a Carteira de Trabalho nas mãos.

Segundo a secretaria nacional de Trabalho e Emprego informou à época, toda essa dificuldade se da devido a um processo de atualização e informatização no sistema de geração do documento.

Segue a íntegra da nota enviada pela secretaria de Estado de Trabalho e Renda:

“A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) informa que está com seu corpo técnico voltado para solucionar a paralisação momentânea de alguns de seus postos operados pelo Instituto Brasileiro de Administração e Apoio Universitário do Rio de Janeiro (IBAP), empresa terceirizada. O secretário de Estado de Trabalho e Renda, Arolde de Oliveira, afirma que, em um de seus primeiros atos à frente da pasta, constituiu Comissão Especial de Sindicância nº 764 de 4 de fevereiro de 2015, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro no dia 12 deste mês, para examinar e apontar soluções para o pleno funcionamento de todo o sistema.  “É extremamente constrangedora esta situação e a população tem todo o direito de cobrar. Peço apenas que as pessoas tenham paciência porque estamos levantando toda a situação para que tenhamos uma solução o mais breve possível. Hoje mesmo já teremos uma parte do caso resolvido”, explicou o secretário.”

*Do Projeto de Estágios do JB