ASSINE
search button

Polícia prende 19 suspeitos de violência contra a mulher

Compartilhar

Dezenove homens foram presos durante a operação Voz da Liberdade, realizada desde o início da semana pela Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM). A ação, realizada simultaneamente pelas 14 Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM) do Estado, teve por objetivo a conscientização da não violência contra a mulher, especialmente em épocas de Carnaval.

Contra os acusados foram cumpridos mandados de prisão, expedidos pela Justiça, contra acusados de violência doméstica e sexual contra a mulher. De acordo com a delegada Márcia Noeli, diretora da divisão, a operação ocorre às vésperas do carnaval para servir de alerta para os homens que praticam esses crimes. 

"Queremos mostrar que os agressores não ficam impunes. Eles são identificados e presos. Esperamos que essa época de festa seja um momento de alegria e sem violência contra as mulheres", disse a delegada.

Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Duque de Caxias prenderam um homem acusado de estupro de vulnerável. Segundo a delegada Débora Rodrigues, ele praticava o crime enquanto tomava conta da filha da enteada de 13 anos. A unidade foi procurada pela mãe após uma das vítimas ser internada por contrair uma doença sexualmente transmissível e contar sobre os abusos sofridos. O criminoso também é acusado de abusar de uma amiga da filha, atualmente com 15 anos, durante uma carona quando tinha 10 anos.

Outra prisão realizada pela unidade foi a do pastor Ronaldo Santana Mendes, 46 anos. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelo descumprimento de medidas protetivas. Ronaldo estava foragido desde a expedição do mandado, em setembro de 2014. Na decisão judicial consta, ainda, que o mesmo responde por um tentativa de homicídio, na Argentina, além de ser investigado por ameaça registrada nesta especializada.

Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Cabo frio prenderam Gilson Correa Passos. Ele possui condenação de 34 anos por homicídio qualificado, praticado no Espirito Santo. Segundo os agentes, a prisão aconteceu após sua companheira fazer um registro de violência doméstica. A unidade checou e localizou o mandado.  A delegacia também capturou José Aclicio Dias de Oliveira e José Aclicio Dias de Oliveira. Contra eles constam mandados de prisão preventiva por estupro de vulnerável.

A Delegacia especial de Atendimento à Mulher de Campos prendeu Jeferson da Silva Manhães. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão condenatória por lesão corporal.

A unidade do Centro prendeu Silas Aranha Saldanha, 26 anos. Contra ele consta um mandado de prisão preventiva, expedido pelo I Juizado da Violência Doméstica, por lesão corporal e ameaça.Segundo os agentes, os crimes foram cometidos contra sua companheira. Silas foi capturado em seu trabalho, na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema.

Antenor Salino Soares da Silva, 54 anos, também foi preso durante a ação. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva, expedido pelo I Juizado da Violência Doméstica, por Lesão Corporal seguida de morte. No ano de 2011 Antenor praticou o crime contra sua companheira, na casa onde viviam, na comunidade do Jacarezinho. O criminoso foi capturado no Município de Belford Roxo.

Dois homens foram presos por policiais da DEAM de Jacarepaguá. Contra Talles Jardim Ramos havia um mandado de prisão por descumprir medidas protetivas. Gleidson Azevedo dos Santos foi preso em cumprimento a um mandado de prisão por lesão corporal.

Policiais da especializada de Niterói capturaram Felippe Panisset da Silva. Contra ele consta um mandado de prisão por uma condenação.  A DEAM de São João de Meriti prendeu Paulo Henrique Ribeiro. Ele é acusado de sequestro e cárcere privado.