ASSINE
search button

Represa do Guandu começa a ganhar forma

Compartilhar

O projeto de construção de um dique para evitar a entrada de água do mar no Rio Guandu deverá ficar pronto em 90 dias. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10/2) pelo governador Luiz Fernando Pezão, em Nova Lima (MG), onde se reuniu com lideranças políticas e empresariais mineiras. O paredão de pedras vai impedir que a água do mar chegue ao leito do Guandu prejudicando a captação de água doce por indústrias.

A barragem é uma das três ações emergenciais apresentadas pelo Governo do Rio à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para garantir o abastecimento de água no estado.  As outras duas iniciativas imediatas são a construção de uma adutora com 14 quilômetros de extensão (também no Guandu) e a adaptação de seis novos pontos de captação água, em Barra do Piraí (manobra já iniciada).

"Começamos a fazer o dever de casa em 2009.  As ações emergenciais são um avanço nas medidas já adotadas pelo estado, nos últimos quatros anos, para assegurar o abastecimento humano. Investimos em mudanças na captação de água e recuperamos todas as instalações do Guandu. Também modernizamos os nossos reservatórios", afirmou o governador, que reiterou: "O Rio de Janeiro não está em condição crítica como os demais estados do Sudeste".

À ministra Izabella Teixeira foram também apresentadas pelo estado, na segunda-feira (9/2), outras quatro iniciativas: a construção de uma barragem no Rio Guapiaçu (Cachoeiras de Macacu) para beneficiar os municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí; a recuperação de um túnel na barragem de Santa Cecília; a construção de um desvio para separar as águas dos rios Poços, Queimados, Cabuçu e Ipiranga, que atravessam a Baixada Fluminense carregando grande carga poluidora, do Rio Guandu, de onde é captada a água usada no abastecimento do Rio de Janeiro e de oito municípios da Região Metropolitana. Outra intervenção é aproveitar as obras contra enchentes nas regiões Norte e Noroeste do estado - que já estão em execução - para construir novos reservatórios de água.

"Vamos fazer um novo dever de casa para atravessar os próximos anos com garantia de água para todos", destacou Pezão.   

Guapiaçu beneficiará seis milhões pessoas

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para a construção da barragem do Rio Guapiaçu está em fase de conclusão. A represa aumentará a oferta de água para as cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Cachoeiras de Macacu, beneficiando cerca de seis milhões de pessoas.

A barragem terá 17 metros de altura e vai armazenar 90 milhões de litros de água. A obra está orçada em R$ 250 milhões, recursos procedentes de medida compensatória para a construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

O passo seguinte é a obtenção da licença junto ao Inea. A obra está prevista para começar no segundo semestre deste ano e deverá ser executada em 24 meses. ?