ASSINE
search button

Linha 4: começa construção de mergulhões na Av. Armando Lombardi

Compartilhar

Uma antiga demanda da população da Barra da Tijuca está sendo atendida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Começou a construção de duas passagens subterrâneas (mergulhões) de retorno de veículos sob a Avenida Armando Lombardi. Tais retornos - um sentido Barra e o outro, Zona Sul - irão melhorar a fluidez na avenida e serão uma opção aos retornos sob o Elevado das Bandeiras e ponte de acesso à Avenida das Américas. 

A obra é executada pelo Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre a Barra da Tijuca e a Gávea. Cada mergulhão terá uma faixa de rolamento e também será criada uma passagem de pedestres para que não haja mais necessidade de sinais de trânsito.

Os mergulhões estão sendo construídos de forma coordenada com os túneis da Estação Jardim Oceânico da Linha 4 do Metrô e estarão disponíveis para a população em meados de 2016. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado, o Consórcio Construtor Rio Barra e a CET-Rio.

Atualmente, ocorre a instalação do sistema de contenção do terreno para escavação dos mergulhões, que consiste na cravação de estruturas metálicas a aproximadamente 15 metros de profundidade. Esta instalação será feita nos dois sentidos da Avenida Armando Lombardi, em fases. O serviço é feito dentro dos canteiros da obra da Linha 4 do Metrô, na pista que segue para o Recreio e, em seguida, será realizado no sentido Zona Sul.

Para um diálogo direto e permanente com a população, o Consórcio Construtor Rio Barra conta com uma Central de Atendimento à Comunidade (CAC) na Avenida Armando Lombardi, nº 30, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Moradores e comerciantes da região podem obter mais informações sobre sobre a obra por meio do telefone 0800 021 0620, pelo blog (metrolinha4.com.br) e twitter.com/metrolinha4. Ou, ainda, comunicar-se com o Consórcio por e-mail: [email protected].

Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca—Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entrará em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Barra da Tijuca até a Pavuna, pagando apenas uma tarifa.