ASSINE
search button

Chuva forte põe município do Rio de Janeiro em estágio de atenção

Compartilhar

Moradores de Campo Grande e Realengo informaram que na tarde de hoje (28) caiu chuva forte na zona oeste do Rio de Janeiro, sem , no entanto, registrar grandes transtornos. A atuação de áreas de instabilidade, que se formaram com o calor e a alta umidade do ar, levaram o Centro de Operações (COR) da prefeitura do Rio a determinar a entrada do município em estágio de atenção às 17h. De acordo com o COR, em uma escala até três, o estágio de atenção é o segundo nível e representa possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte nas horas seguintes.

A recomendação da prefeitura é que a população permaneça ou procure um local seguro e vite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos. Os moradores devem ficar atentos a sinais de rachaduras nas residências. Se houver trincas ou abalo na estrutura, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199 e a casa precisa ser desocupada.

Já quem mora em áreas de risco deve prestar atenção aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. Se isso acontecer, os moradores devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. ligados ao número 199.

Para os casos de ventos fortes e chuvas com descargas elétricas, a prefeitura recomenda evitar ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas. Para evitar que os bueiros e galerias fiquem entupidos com o deslocamento de lixo pela água da chuva, a Defesa Civil pede que se coloque lixo apenas nos pontos de coleta.

Nas estradas é preciso redobrar a atenção, se estiver chovendo, porque as pistas ficam escorregadias e podem ter bolsões de água. É bom manter os faróis acesos.

Para as emergências, quem necessitar pode ligar para o número 193 do Corpo de Bombeiros, 199 da Defesa Civil ou 1746 da Central de Atendimento da prefeitura.