ASSINE
search button

Vigilância Sanitária capacita ambulantes para trabalho durante o carnaval

Compartilhar

A Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro promoveu hoje (27) o curso “Noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos”, destinado a vendedores ambulantes que trabalharão durante o carnaval 2015. Os proprietários e empregados de barracas que atuarão nos 174 pontos fixos foram obrigados a participar da capacitação.

Ministrado por técnicos do órgão, o curso tem por objetivo impedir a transmissão de doenças por meio de alimentos manuseados de forma incorreta.

Dividido em turmas pela manhã e à tarde, o curso teve duração de três horas para cada grupo, período em que foram apresentadas normas para higiene e controle de alimentos e como ocorrem contaminações microbianas, além de consequências da manipulação inadequada.

Os técnicos também informaram sobre cuidados com os alimentos, de acordo com sua origem (carnes, frios e embutidos, pescados, aves, ovos e produtos lácteos, entre outros), e de conservação e armazenamento.

Para a técnica Marissol Figueiredo de Souza, o curso é importante para a saúde, pois auxilia vendedores no combate à contaminação alimentar. "Ele faz parte das ações prévias para o carnaval 2015 e busca ensinar boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. Por meio da instrução aos vendedores, podemos evitar doenças como hepatite A e salmonela" disse.

O ambiente de trabalho foi outro tema do curso. Foram ensinadas regras de asseio, higiene pessoal, lavagem, desinfecção e controle de insetos e roedores. A legislação sobre normas higiênicas e sanitárias também foi apresentada e discutida com os participantes.

A Secretaria de Ordem Pública participou com palestras sobre posturas municipais e alertas relativos ao que é proibido no feriado, como comercialização de bebidas em garrafas de vidro, churrasqueiras e equipamentos de som.

Os comerciantes que desejam treinar seus funcionários podem solicitar o serviço gratuito durante todo o ano. O pedido deve ser feito no número 1746, Central de Atendimento da Prefeitura.