ASSINE
search button

Rio: caminhão bate em estrutura de ponte ferroviária, na Francisco Bicalho 

Trens precisaram circular com restrição de velocidade das 12h55 às 14h30

Compartilhar

Três dias depois de ter a operação dos ramais Santa Cruz, Japeri e Deodoro prejudicada, a operação SuperVia voltou a sofrer danos neste domingo (18) após nova colisão de caminhão na estrutura da ponte ferroviária sobre a Avenida Francisco Bicalho. Os trens precisaram circular com restrição de velocidade das 12h55 às 14h30, quando foi finalizada a vistoria da equipe técnica da concessionária. A SuperVia irá registrar novo boletim de ocorrência na Polícia e acionará a Prefeitura para providências em relação ao desrespeito às leis de trânsito no local, uma vez que cada abalroamento de veículos rodoviários à estrutura do pontilhão provoca o deslocamento das linhas ferroviárias do seu eixo normal, podendo causar acidentes de grandes proporções.

Esta foi a terceira vez em menos de dois meses que os passageiros da SuperVia tiveram prejuízos em suas rotinas por conta de acidentes na ponte sobre a Francisco Bicalho. Na noite da última quinta-feira (15), um caminhão de coleta de lixo abalroou parte da estrutura de sustentação do viaduto. Por conta do acidente, o tráfego de trens teve que ser interrompido das 19h às 20h30 em duas das 4 linhas que cruzam a ponte, prejudicando passageiros dos ramais de Deodoro, Santa Cruz e Japeri. Reparos emergenciais permitiram a retomada do tráfego pelas duas linhas afetadas ainda na noite do acidente. Na sexta-feira (16), para manter o sistema operando integralmente a SuperVia teve que reduzir a velocidade dos trens no trecho da ponte, o que gerou espera por ordem de circulação em algumas composições.  

Em novembro, também um veículo (não identificado e nem localizado pela Polícia) abalroou uma viga de sustentação da ponte, impondo a interrupção do tráfego em duas da 4 linhas que cruzam o viaduto.

O reparo emergencial pelo acidente da última quinta-feira (15/01) está sob monitoramento e a área técnica da empresa avalia a necessidade de novas intervenções no trecho afetado A SuperVia vai aguardar a conclusão das investigações de todos os casos para requerer a reparação cabível.