ASSINE
search button

Calor deve continuar no Rio até a virada do ano segundo o Inmet

Compartilhar

O forte calor registrado no Rio de Janeiro durante o fim de semana deve continuar hoje (29), prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A máxima esperada para a cidade é de 37 graus Celsius (ºC), com tempo claro a parcialmente nublado pela manhã e parcialmente nublado à tarde e à noite.

De acordo com a meteorologista do instituto, Marlene Leal, a tendência é que a situação permaneça até a virada do ano, na quarta-feira (31), com chance de pancadas de chuva durante o fim da tarde e o início da noite. A nebulosidade deve ser maior no litoral sul do estado, nos arredores de Angra dos Reis.

A presença de nuvens, no entanto, não deve aliviar o calor: "O tempo continua muito abafado, apesar da nebulosidade. Na faixa dos 37ºC, 38ºC. No sul do estado, pode ocorrer chover hoje e amanhã. Mas, nas outras áreas, é praticamente sem chuva", disse a meteorologista. O Inmet prevê que o tempo mude só no domingo (4) à noite, com a chegada de uma frente fria ao estado.

Segundo o instituto, a temperatura máxima de ontem foi 40,1ºC, nos bairros de Vila Militar e Realengo, na zona oeste da cidade. De acordo com a meteorologista, como a umidade relativa do ar era 28% no horário da temperatura máxima, a sensação térmica chegou a 42ºC.

O sistema de alerta de chuvas intensas e de deslizamentos em encostas da cidade do Rio de Janeiro – Alerta Rio – também prevê temperaturas altas, que podem chegar a 39 graus.

O calor pode contribuir para pancadas de chuva, segundo a meteorologista do Alerta Rio, Juliana Hermsdorff: "Há atuação de uma massa de ar quente, com bastante sol e calor. No fim do dia, com esse calor e a alta da umidade, pode ocorrer pancadas de chuva rápidas, bem típicas do verão".

Segundo o Alerta Rio a tendência é que a situação não se altere até a noite de Ano Novo, entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando pode ter a incidência de chuvas rápidas em alguns pontos da cidade.