ASSINE
search button

Rio cobrará IPTU progressivo de imóveis sem uso na Zona Portuária e no Centro

Objetivo é estimular uso residencial de imóveis desocupados na região central

Compartilhar

A prefeitura do Rio de Janeiro informou, por meio de nota, que planeja adotar a cobrança de IPTU progressivo para imóveis desocupados no Centro Histórico e na Zona Portuária da capital. O aumento progressivo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para imóveis que estejam sem uso é previsto pelo Estatuto da Cidade, de 2001, mas a prefeitura carioca ainda não utilizava o instrumento.

O projeto está sendo elaborado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, com apoio das secretarias municipais de Fazenda e Ordem Pública, e será encaminhado à Câmara Municipal assim que for concluído.

O objetivo da proposta é estimular o uso residencial de imóveis desocupados na região central da cidade. Em novembro deste ano, a Agência Brasil publicou uma série de reportagens sobre o uso do IPTU progressivo nas capitais brasileiras. Na ocasião, a prefeitura havia informado que não havia uma legislação específica sobre o instrumento na cidade e, portanto, não cobrava mais imposto de imóveis fechados.