ASSINE
search button

Agentes da OperaçãoLapa Presente prendem duas pessoas envolvidas com o tráfico

Entre os detidos estavam um adulto e um adolescente

Compartilhar

Agentes da Operação Lapa Presente (OLP), da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, apreenderam, na noite desta sexta-feira (26),  um adolescente e prenderam um homem acusados de tráfico de drogas. 

Thiago Alves Vignolli, de 22 anos, e o menor foram abordados pelos agentes da OLP enquanto vendiam drogas na Rua Carlos de Carvalho. Com eles, foram encontrados nove papelotes de cocaína. Os dois foram conduzidos para a 5ª DP (Mem de Sá). 

Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de sábado (27), os agentes cumpriram 199 mandados de prisão – sendo sete por homicídio, 86 por roubo, 47 por furto, 26 por tráfico de drogas e 33 por outros crimes.

Além disso, 1.603 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 1.535 detidas por posse para consumo e 68 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 25 pessoas por porte de arma branca, 14 por portar arma de fogo, 128 por roubo e furto e 395 por outros delitos. Foram aprendidos também aproximadamente 7,5 kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy).

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foram realizadas 11.478 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, onde 175 veículos foram rebocados por apresentarem alguma irregularidade.

Atendimento ao cidadão O Disque Lapa Presente (97954-2424 e 97954-2525) recebeu, desde a noite do dia 1º de janeiro de 2014, 1.397 ligações. O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante. A Operação Lapa Presente funciona de domingo à quinta-feira das 19h às 03h e na sexta-feira e sábado, das 21h30 às 05h30. Os 136 agentes (76 policiais militares e 48 agentes civis) patrulham a região da Lapa com 24 bicicletas e 11 viaturas e são equipados com rádios de comunicação e braçadeiras que facilitam a identificação.

Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além da Comlurb. O efetivo circula pelo bairro para coibir roubos, uso e venda de drogas e promover o ordenamento urbano, além de realizar ações sociais como o acolhimento de moradores de rua.