ASSINE
search button

RJ: Copacabana promete virada segura com números grandiosos

Compartilhar

Secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira, ao lado do coronel Santana, da PM e da delegada Izabela Santoni, da Polícia Civil Foto: Marcus Vinicius Pinto / Terra Com número grandiosos, o Rio de Janeiro se prepara para ter mais um Reveillón em Copacabana. Para a prefeitura a data é especial por se tratar do aniversário de 450 anos da Cidade Maravilhosa. Para o turista a promessa é de muito sol e calor para aproveitar a praia e de tempo firme para a virada. São esperados 2,3 milhões de pessoas apenas nas orlas de Copacabana e Botafogo, e mais 180 mil nos palcos montados nas zonas Norte e Oeste da cidade. “O importante é que todos estejam cientes das mudanças de trânsito, locais de chegada, para que transcorra sem problemas”, disse o secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo.

Os números grandiosos e expressivos passam por 3220 garis trabalhando a partir das 5h para que a cidade esteja limpa até 10h do dia 1º de Janeiro. Mais 1826 agentes da Guarda Municipal na virada do ano, 15 reboques, 140 câmeras de vigilância em toda a cidade para que nada escape do controle das autoridades, 500 banheiros químicos, reforço na iluminação, esquema de emergência com geradores para o caso de falta de luz, 58 leitos em cinco postos de saúde apenas em Copacabana, mais de 100 profissionais de saúde. Aliás um dado curioso: os atendimentos têm caído em Copacabana nos últimos três anos. Dos quase 1800 casos e 95 remoções de janeiro de 2012, baixou para cerca de 900 casos e 49 remoções em janeiro deste ano.

Mas a principal preocupação de todos é com a segurança, visto os últimos episódios de violência e assaltos no bairro durante a Parada Gay do mês de novembro. Só que o esquema da Polícia Militar só vai ser divulgado na próxima segunda-feira. “Vale esclarecer vamos ter aumento de efetivo, com policiais circulando ainda em 64 viaturas, nas torres de controle e pontos de bloqueios”, garante o Coronel Santana, responsável pelas operações da PM no evento.

Da parte da Polícia Civil, a delegada Izabela Santoni afirma que com o apoio aumento da efetivo na 12ª DP (Copacabana), 13ª DP (Ipanema) e Deapt (Delegacia de Apoio a Pessoas da Terceira Idade), tudo será diferente do que aconteceu no início de 2014, quando as pessoas iam buscar documentos perdidos na delegacia e tinham que procurar numa caixa de papelão. “Este ano teremos policiais responsáveis apenas por esse serviço. E vamos ter reforço de 50% no efetivo das delegacias”, afirma.

TRÂNSITO 

O esquema de trânsito é o mesmo dos dois últimos anos. A partir do dia 30, Copacabana passa a ser parcialmente interditada para estacionamento e no dia 31 a partir das 18h fica proibido o tráfego de veículos particulares, inclusive de moradores. Ônibus e táxis circulam no bairro até 22h e depois apenas após 5h. A indicação é para o uso de metrô. Até o momento 30% do total de bilhetes colocados à disposição foram vendidos. Quem for de ônibus tem que ficar atento na volta: quem for para Barra e Zona Oeste tem que pegar o ônibus na Vieira Souto, em Ipanema; quem for para São Cristóvão, no Corte do Cantagalo, e quem for para Zona Norte ou Centro pega o coletivo na enseada de Botafogo. 

Os ônibus de turismo, que antes estacionavam na Cidade Nova e na Avenida Rio Branco, só vão ter este ano a primeira opção, já que a Rio Branco está em obras e parcialmente interditada. Quem tiver o carro rebocado na virada por estacionamento irregular poderá resgatar o veículo a partir do dia 1º de janeiro, às 8h, nos depósitos da prefeitura.