ASSINE
search button

Hospitais e UPAs funcionam normalmente no Natal e Réveillon

Demais unidades estaduais, como a Rio Farmes e o Rio Imagem, possuem horário especial nos feriados

Compartilhar

Os hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) terão funcionamento normal durante o período de Natal e Ano Novo. A escala de plantão dos médicos de cada unidade pode ser verificada no site do órgão (www.saude.rj.gov.br). Vale lembrar que as unidades de Pronto Atendimento só atendem casos de urgência e emergência de baixa complexidade, por isso os médicos que atuam nas unidades são clínicos gerais e pediatras, não havendo profissionais de outras especialidades.

Medicamentos e exames - A Rio Farmes, central de medicamentos especializados da SES, permanecerá fechada entre os dias 24 e 28 de dezembro, reabrindo nos dias 29 e 30 de dezembro. A unidade volta a fechar no dia 31 de dezembro e reabre no dia 5 de janeiro de 2015, em horário normal. Como a entrega de todos os medicamentos é previamente agendada com os pacientes, a Rio Farmes preparou um esquema especial de agendamentos no mês de dezembro para que nenhuma pessoa fique sem o remédio que recebe na unidade.

Já o Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado – o Rio Imagem – não funcionará nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2014 e 1º de janeiro de 2015, porém, funciona normalmente nos dias 26 de dezembro de 2014 e em 2 de janeiro de 2015, apesar dos pontos facultativos.

O Instituto Vital Brazil informa que as unidades do Programa Farmácia Popular do Estado funcionam até meio-dia nos dias 24 e 31 de dezembro e fecham no dia 25 de dezembro.

Unidades móveis – Os serviços de tomografia computadorizada, ressonância magnética e mamografia e ultrassonografia móveis também entram em recesso nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2014 e 1º de janeiro de 2015. Neste momento, uma das tomografias computadorizadas encontra-se em Miguel Pereira. A ressonância magnética está em Volta Redonda e o mamógrafo móvel, em Saquarema.

Câmara de Litígios - A Câmara de Resolução de Litígios de Saúde (CRLS) entra em recesso de 20 de dezembro de 2014 até o dia 6 de janeiro de 2015, devido à suspensão das atividades do Poder Judiciário nesse período. Contudo, os casos considerados de urgência serão atendidos normalmente na Defensoria Pública da União e na Defensoria Pública do Estado, em esquema de plantão.

Ponto biométrico - Desde 2009, a Secretaria de Estado de Saúde instituiu o ponto biométrico para monitorar a falta de funcionários nos plantões de hospitais e UPAs da rede estadual. A aferição vem reduzindo o número de faltas e melhorando a transparência para a população, que pode cobrar da Secretaria e também do profissional a sua presença nas unidades de saúde. Quando o sistema começou a ser implantado havia registro de até 45% de faltosos, hoje a média é de 12% nas UPAs e 0,5% nos hospitais da rede estadual.

Todas as faltas ou atrasos devem ser justificados às coordenações das unidades, que podem determinar punições administrativas aos profissionais. Os casos recorrentes são encaminhados também ao Conselho Regional de Medicina (Cremerj) para as devidas punições à conduta profissional.