ASSINE
search button

UFRJ terá novo campus em Duque de Caxias em 2015

Compartilhar

Em março de 2015, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) transferirá para o novo campus, situado no município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, os alunos que atualmente frequentam os cursos de graduação em áreas inovadoras como biofísica, biotecnologia e nanotecnologia, no polo de  Xerém, em instalações improvisadas. A informação foi divulgada hoje (19) pela assessoria de imprensa da UFRJ.

O reitor da universidade, Carlos Levi, disse à Agência Brasil que esses cursos têm grande convergência com as demandas desenvolvidas na região pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e essa foi “a motivação inicial para a universidade planejar as atividades acadêmicas na área”. Ele acrescentou que já existe também um curso de mestrado profissional, com cerca de 90 alunos, para a formação de professores em ciências biológicas, voltado para o ensino médio.

“A gente pretende ainda, no curto prazo - está em processo de homologação -  ter cursos de graduação em engenharia física e em biofármacos. A ideia é que a gente trabalhe com essa expectativa de incorporar novos cursos que traduzam novas propostas profissionais, que têm aderência  ao projeto de desenvolvimento industrial daquela área do Complexo Petroquímico (do Estado do Rio de Janeiro-Comperj), do Inmetro e outras iniciativas que estão se instalando na região de Duque de Caxias e da Baixada Fluminense de uma maneira geral”, acrescentou.

O terreno de 120 mil metros quadrados, em Santa Cruz da Serra, na Rodovia Washington Luiz, foi cedido à universidade pela prefeitura de Duque de Caxias, após abandonar o projeto planejado originalmente, de instalar no local uma universidade municipal.

O conjunto de imóveis que integram o campus está em fase final de acabamento. “Restam apenas pequenas adaptações que a gente pretende fazer ao longo dos próximos dois a três meses”, disse Levi. O reitor da UFRJ  avaliou que a cessão do terreno foi uma “coincidência muito bem-vinda", e adiantou que a universidade pretende adequar melhor as instalações e ampliar a oferta de vagas.

Levi estima que em 2016, a UFRJ poderá ter mil alunos nos cursos de graduação no campus de  Duque de Caxias, “e algo em torno de 200 [alunos] em pós-graduação”. Existe ainda a previsão de se inaugurar ali um novo curso de mestrado profissional para professores de matemática.