ASSINE
search button

Presidente do TJ entrega prêmio ao autor do novo layout do portal

Compartilhar

O estudante André Nicodemus, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi o vencedor do concurso de projeto web design do portal institucional do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Ele recebeu o prêmio de R$ 5 mil nesta sexta-feira, dia 19, entregue pela presidente do TJ, desembargadora Leila Mariano.

A iniciativa inédita de realizar o processo de licitação pública nacional, na modalidade concurso, para a modernização do site do TJ, teve o objetivo de  incentivar a projeção de novos talentos.

A presidente do TJRJ destacou três características positivas do projeto vencedor: modernidade, limpeza e acessibilidade. Segundo ela, o Judiciário do Rio buscou inovar com alguém que tivesse uma visão diferenciada e que não fosse da casa.

“Queríamos alguém que não tivesse a nossa visão, por isso lançamos o concurso público entre os acadêmicos que quisessem criar um desenho de uma nova página. E foi muito interessante. Eles apresentaram vários projetos e nós, por unanimidade, depois da apuração técnica, optamos por aquele que você criou”, disse ela ao estudante André Nicodemus.

Para a presidente, mesmo com uma visão leiga, o trabalho impressionou pela apresentação mais clara e objetiva da página do portal. “Colocaram as coisas no devido lugar, tirando da primeira página tudo que era supérfluo”, ressaltou.

O desembargador Joaquim Domingos, presidente do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, lembrou que não se tem notícia de outro órgão público que tenha inovado o seu cartão de visita, que é o seu site, optando pelo concurso aberto para a sociedade e universidades.

“O normal é fazer a licitação, chamar grandes empresas e, quando a gente resolve apostar na universidade, estamos optando pelo novo, pelo futuro. O resultado é espetacular e, dentro da simplicidade, vamos conseguir atingir todas os objetivos que buscamos com a mudança da página, que são rapidez, eficiência e um layout moderno, que atenda às necessidades do nosso usuário”, afirmou o magistrado.

Ele anunciou ainda que o novo site já está preparado para transferir algumas funcionalidades para os aplicativos móveis como celular, ipad e iphone. Entre as iniciativas há também a previsão de aplicativos nas áreas da Infância e da Juventude e do Subregistro que, de acordo com o desembargador, vão facilitar o acesso aos serviços prestados pela justiça.