ASSINE
search button

Prefeito nega novos aditivos previstos pelo TCU para obras no Parque Olímpico

Na apresentação do balanço anual Olímpico, Paes anuncia investimentos de R$ 34 bilhões

Compartilhar

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) descartou qualquer possibilidade de novos termos aditivos para as obras do Parque Olímpico, complexo esportivo em construção para as Olimpíadas de 2016. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (19/12), durante uma coletiva de imprensa para apresentação do Balanço Olímpico em 2014, no auditório do Parque, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. Recentemente, um relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) alerta para atrasos "preocupantes" no andamento das construções e surgimento de novos termos aditivos em favor do consórcio responsável. 

Atualizando os números dos investimentos para as Olimpíadas na cidade, o prefeito anunciou gastos de R$ 37 bilhões com as intervenções urbanas e edificações esportivas, iniciadas no ano de 2010. Segundo Paes, 75% das verbas destinadas para erguer os equipamentos olímpicos partiram do município, cabendo à União o percentual restante. A construção do Velódromo, que apresenta um atraso referente a três semana no seu cronograma de realização, foi um dos equipamentos beneficiado pelo governo federal, juntamente com as estruturas para handebol, esportes aquáticos e tênis. 

Apesar das previsões de atraso do TCU, Paes manteve no evento um discurso otimista e garantiu que até a chegada dos jogos todos os projetos vão estar finalizados. Questionado sobre os dados do relatório do TCU, o prefeito se limitou a dizer que 'não sabe de onde eles surgiram'.

Em um dos momentos da apresentação do balanço, ao detalhar o projeto da Vila dos Atletas, Eduardo Paes relembrou fatos ocorridos durante os jogos Pan-Americanos, em 2007. No entanto, os comentários foram para criticar a gestão municipal, na época assumida pelo ex-prefeito Cesar Maia (DEM), que recentemente teve o seu nome indicado para a pasta de Esportes do secretaria do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB).

"Não queremos cometer os mesmos erros [se referindo à construção da Vila Olímpica para o Pan-Americano]. Ali foi mutretagem. Foi feita uma infraestrutura irresponsável, que está dando prejuízos para a Caixa Econômica", disparou Paes. 

>> Declaração de Eduardo Paes abre caminho para ações contra Cesar Maia

Com base nos dados divulgados no balanço anual, dos 74 projetos em torno do mundial na cidade , 50 têm a rubrica da prefeitura, que vem utilizando verbas públicas e privadas.