ASSINE
search button

Pezão anuncia novos secretários de Assistência Social e Ciência e Tecnologia

Compartilhar

O governador Luiz Fernando Pezão anunciou, nesta quinta-feira (18), os futuros titulares das secretarias de Assistência Social e Ciência e Tecnologia. A primeira pasta será ocupada pela economista Teresa Cosentino. Formada pela Faculdade Cândido Mendes, cursou mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e o MBA em Finanças, no IBMEC. Ingressou, por concurso público, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na instituição, iniciou sua carreira na área financeira, atuando junto ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). De 1999 a 2003, foi assessora da diretora da área de inclusão social. Participou ativamente de financiamento a projetos de proteção a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.

Destacou-se, também, em projetos de geração de renda, como o financiamento a  cooperativas de catadores de lixo em todo o Brasil, e ainda no financiamento da estruturação de bancos de sangue de cordão umbilical (células tronco) para transplante de medula óssea, do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em 2010, assumiu a presidência da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), onde ficou cerca de quatro anos.

O analista de sistemas Gustavo Tutuca volta ocupar a pasta de Ciência e Tecnologia. Gustavo Tutuca iniciou a carreira política como secretário municipal de Governo e de Esporte e Lazer do município de Piraí. Foi coordenador-geral do Projeto Piraí Digital, premiado nacional e internacionalmente pelo pioneirismo na inclusão digital e na democratização do acesso à informação. A iniciativa recebeu a chancela da Unesco e conquistou o prêmio Top Seven Intelligent Communities (As Sete Cidades Mais Inteligentes do Mundo). Outro projeto revolucionário coordenado por ele foi o Piraí Educação Digital, que garantiu a distribuição de um notebook para cada aluno e professor das escolas públicas municipais. Foi nomeado secretário de Estado de Ciência e Tecnologia em janeiro de 2013, deixando o cargo em abril de 2014 para disputar a reeleição como deputado.

Durante o período à frente da secretaria, Gustavo ampliou o número de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e escolas técnicas, que chegaram a 46 e 21, respectivamente, em 2013; deu início à expansão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em Queimados, Petrópolis, Resende e Nova Friburgo, criando as condições necessárias para a construção de novas unidades e abertura de novos cursos;  inaugurou as Faculdades Tecnológicas da Faetec (Faeterjs) de Barra Mansa e Volta Redonda, e deu início às construções das unidades de Campos, Barra do Piraí, São João de Meriti e Niterói. Alem disso, criou o programa Startup Rio e o Sistema Fluminense de Parques Tecnológicos, de apoio à inovação e ao desenvolvimento tecnológico; construiu o novo polo de educação à distância da Rocinha e deixou em implantação os projetos do campus principal do Cederj, em Benfica, e dos novos polos de Miracema, Belford Roxo, Barra do Piraí, Resende, SãoPedro d'Aldeia, Saquarema, Bom Jesus de Itabapoana e Itaguaí; além disso, participou do processo de atração de novos centros de pesquisa. Durante sua gestão, foram dez centros instalados no Rio de Janeiro.