ASSINE
search button

Governo do Rio de Janeiro investe R$ 13 milhões em equipamentos hospitalares

Compartilhar

O governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, anunciou hoje (16) à tarde a entrega de 2,9 mil equipamentos hospitalares para 30 municípios. O investimento, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, chega a R$ 13 milhões e tem por objetivo ampliar e modernizar unidades de saúde do estado.

Entre as cidades beneficiadas estão Angra dos Reis, Guapimirim, Barra do Piraí, Rio das Ostras, Nova Friburgo, Sapucaia, Japeri e Queimados, além do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). As cidades receberão aparelhos de raio X, mesas cirúrgicas, leitos de enfermaria, balanças, estetoscópios e monitores.

Secretário estadual de Saúde, Marcos Esner Musafir afirmou que, apesar de 2014 ter sido um ano financeiramente difícil, os investimentos continuaram. "Saúde é investimento e o foco é o paciente. Estamos conseguindo melhorar cada vez mais a atenção à saúde, principalmente em municípios do interior. Por isso, os investimentos e consórcios devem continuar", salientou. Segundo a secretaria de Saúde, a escolha dos equipamentos doados e das cidades beneficiadas tem por base as solicitações de cada município e o perfil de suas redes de saúde.

Para Pezão, a política de investimento na saúde tem sido cada vez mais intensa e atenderá os municípios de acordo com suas necessidades. "Conseguimos avançar na gestão de saúde. Estaremos cada vez mais perto de cada região, com muito diálogo, para mais ações e com parcerias com o Ministério da Saúde", ressaltou.

Ainda segundo Pezão, os problemas na saúde não serão totalmente solucionados, mas podem ser reduzidos. "Enfrentaremos os problemas. Não tenho a utopia de solucioná-los. Queremos tirar do papel os consórcios. A política de investimentos é a única salvação para melhorar a saúde".

À solenidade, no Palácio Guanabara, sede do governo do estado, estiveram presentes prefeitos e representantes dos municípios beneficiados. Eles receberam um certificado para simbolizar o recebimento dos equipamentos.