ASSINE
search button

Saúde do Rio disponibiliza 1,5 mil postos para vacinação contra pólio e sarampo

Compartilhar

A Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro (SES) anunciou nesta sexta-feira (28) que aproximadamente 1,5 mil postos de vacinação contra sarampo e poliomielite estarão à disposição da população fluminense neste sábado (29), considerado o dia D da campanha nacional, prorrogada pelo Ministério da Saúde até 12 de dezembro. Para atingir a meta de imunizar 95% do público-alvo, os postos funcionarão das 8h às 17h.

De acordo com a SES, vacinação, iniciada no último dia 8, já imunizou 58,76% contra poliomielite, causadora da paralisia infantil, e 45,7% contra sarampo. A vacina da poliomielite é indicada para crianças entre seis meses e quatro anos e não tem contraindicação. Entretanto, crianças com problemas imunológicos ou que passaram por transplante de medula óssea devem ser encaminhadas para vacinação nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

A vacina contra sarampo é recomendada para crianças de um a quatro anos. As que apresentam alergia ou intolerância a componentes do leite são avaliadas pelos agentes de saúde e cadastradas para futura vacinação em hospitais ou no CRIE.   

Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe lembrou a importância da ampliação da cobertura da vacina para proteger a população contra as duas doenças. "A poliomielite está erradicada no Brasil, mas isso não torna menos importante a imunização. Em alguns países que não tiveram o mesmo cuidado, foram registrados novos casos de paralisia infantil depois de décadas.  O mesmo ocorre com o sarampo, que voltou a ser notificado em algumas regiões do país. É importante manter a vigilância e as crianças imunizadas. A vacinação continua sendo a melhor forma de prevenção", salientou.

A lista de postos de vacinação da capital fluminense está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde ou no telefone 1746.