ASSINE
search button

Petrópolis está em alerta por causa da chuva

Compartilhar

O  Instituto Estadual do Ambiente (Inea) decretou alerta máximo hoje (27) para o Rio Quitandinha, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O último boletim divulgado pelo Sistema de Alerta de Cheias do Inea informa que o rio acumulou 91,8 milímetros (mm) de chuva em 24 horas, sendo 65 mm nas últimas quatro horas.

De acordo com a Defesa Civil do município, oito sirenes do Sistema de Alerta e Alarme foram acionadas pouco antes das 16h, indicando risco de deslizamento nos bairros de Independência, Taquara, Siméria, Duques, do Rio de Janeiro, do Ceará, de Espírito Santo e do Amazonas, após o transbordamento do Rio Quitandinha. O órgão recomenda que os moradores de áreas de risco dessas regiões deixem suas casas imediatamente e procurem um local seguro.

Na noite de ontem (26), 18 sirenes foram acionadas por volta das 19h, informando a possibilidade de chuva nas horas seguintes, após a Defesa Civil receber aviso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A Defesa Civil permanece em estágio de atenção, mas até o momento não registrou nenhuma ocorrência.

O órgão vem utilizando o Facebook para divulgar os alertas, que são compartilhados pela população. De acordo com o Cemaden, a previsão é que pancadas de chuva moderada ocorram em Petrópolis até amanhã.