ASSINE
search button

Inea-RJ dá prazo para prefeitura de São João do Mereti retirar lixo de parque

Compartilhar

O Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro deu um prazo de 45 dias para a prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, retirar o lixo e o entulho do parque de eventos Carmelina Carvalho. Caso o prazo não seja cumprido, a prefeitura poderá pagar uma multa que pode variar entre R$ 400 mil e R$ 1 milhão.

A decisão foi tomada depois que fiscais do Inea fizeram uma vistoria no local nessa quarta-feira (26) e encontraram caminhões da prefeitura despejando lixo no local. Criado há dez anos, o parque de eventos deveria abrigar oficinas, shows e eventos para a população, mas, há aproximadamente cinco anos, é usado como lixão.

Em nota, a prefeitura de São João de Meriti informa que a limpeza do terreno ocorre desde ontem, mesmo dia da fiscalização do Inea, e que já foram retirados 22 caminhões de entulho do parque. Ainda segundo a prefeitura, a operação continuará até que todo o entulho seja retirado.

O Inea afirma que a medida foi tomada porque o descarte era feito de forma irregular em área não licenciada para receber lixo. Segundo o órgão, a prefeitura pode ser autuada com base na legislação ambiental do estado do Rio de Janeiro.