ASSINE
search button

Hemorio faz campanha para criar nova geração de doadores de sangue

Compartilhar

O Instituto de Hematologia do Estado do Rio de Janeiro (Hemorio) iniciou hoje (25) uma série de atividades especiais para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Parte da Semana Nacional do Doador de Sangue, a campanha conta com um pólo de coleta na Cinelândia, centro da capital fluminense, e apoio de empresas privadas e voluntários da Polícia Militar, além de artistas de rua, que mobilizam as pessoas que passam pelo local. Os interessados podem fazer doações até amanhã (26), das 9h às 17h.

Na sede do instituto, ocorrerão palestras e eventos voltados para o público jovem. Conforme o chefe da assessoria do Hemorio, Marcos Araújo, o objetivo é criar uma nova geração de doadores. Segundo ele, de novembro até o fim do carnaval o período é crítico. "A mobilização é menor. Necessitamos das doações para garantir os estoques para as festas de fim de ano”, salientou.

Marcos Araújo ressaltou que população precisa se solidarizar com as ações. “As pessoas não têm o hábito de doar sangue regularmente. Infelizmente, a participação é inferior a 2% da população. Montar essa estrutura em local de grande circulação é importante para tentar sensibilizar as pessoas. O objetivo é que elas façam disso um hábito”, concluiu.

De acordo com o Hemorio, há casos em que o interessado deve conversar previamente com o médico responsável. Precisam desse contato prévio quem usa medicamentos regularmente, fez cirurgia ou tomou vacina há menos de um ano, foi ao dentista há menos de um mês, é hipertenso ou diabético, tem piercing, tatuagem ou maquiagem definitiva, está gripado, com febre, dor ou mal estar. As dúvidas podem ser tiradas no Disque-Sangue 0800-282-0708.