ASSINE
search button

Parque Madureira será palco da finaldo Talentos Senac 2014

Compartilhar

Depois de quatro meses de competição, os finalistas do Talentos Senac 2014  irão disputar um lugar no pódio nos próximos dias 28 e 29 de novembro, no Parque Madureira. Cerca de 400 alunos de 24 ocupações do Senac RJ competirão em provas práticas e dinâmicas, que poderão ser assistidas pelo público. Paralelamente à competição, o Parque receberá a Feira de Oportunidades, com mais de 6 mil vagas de emprego, sendo 2.300 para início imediato, e diversas atrações e serviços gratuitos, como emissão de carteira de trabalho, palestras, workshops, exposições e shows.

De acordo com a superintendente de Educação do Senac RJ, Wilma Freitas, o Talentos Senac é a plataforma de empregabilidade da instituição, que mantém uma taxa de inserção no mercado de trabalho de 77%. “O Talentos Senac vem transformando vidas. É uma forma de concretizar a missão do Senac RJ, que não termina na qualificação do aluno, mas em seu encaminhamento para o mercado”.

Wilma destaca também outras ações desenvolvidas nesta edição: “Teremos o lançamento do centro de inovação Núcleo Criativo, exposição de projetos sobre a internet das coisas, Maratona Criativa, além de uma premiação aos instrutores que orientaram o desenvolvimento de Projetos Integradores”.

Para abrigar a final da competição, o Parque receberá uma megaestrutura, com 4.000 m² de área construída. O espaço será dividido em dois grandes ambientes: o Polo Talento, que concentrará as provas, o espaço de inovação e shows, e o Polo Conquista, com a Feira de Oportunidades e o Auditório de palestras. Além de assistir ao desempenho dos alunos nos 24 estandes de provas, o público poderá participar de diversas atividades ao, a exemplo das oficinas gratuitas, como a de produção de audiovisual utilizando aparelhos de telefone celular e as oferecidas nas Carretas nas áreas de Gastronomia, Beleza e Informática. Haverá também uma exposição fotográfica sobre Madureira, dos alunos do Senac RJ, sob curadoria do fotojornalista Custodio Coimbra.

Outro destaque da programação é o Talk Show do apresentador do programa “Altas Horas”, Serginho Groisman, que irá debater com convidados as expectativas do jovem no mercado de trabalho. Haverá ainda palestra sobre o processo de busca de emprego e como ser dono do próprio negócio, comandada por José Haddad, ex-Secretário de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia de Niterói. Toda a programação do evento é aberta ao público.

As provas de Técnico em Produção de Moda, Cabeleireiro e Maquiagem prometem empolgar o público, no melhor estilo reality show. Os alunos da área de Beleza enfrentarão um desafio ímpar: terão de criar looks inspirados no aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro.

Outro destaque é o Núcleo Criativo, um centro de inovação em que o produto final é resultado da metodologia de cocriação e aprendizagem por projetos. Os envolvidos vivenciam descobertas de conteúdo através de experiências (práticas, presenciais e virtuais) visando à solução de demandas reais para a comunidade.

Além dos finalistas, o Senac RJ levará mais de 2.500 jovens para participar da final da competição, entre alunos de 37 unidades da instituição em todo o estado, de escolas parceiras, assim como do programa Portal do Futuro, que oferece para jovens de baixa renda e em risco social a oportunidade de se preparar para suas primeiras experiências profissionais. A expectativa é que o Parque Madureira receba mais de 20 mil pessoas nos dois dias de evento.

O evento é também uma oportunidade para o público conhecer os cursos do Senac RJ e, inclusive, efetuar matrícula na unidade de sua preferência. A instituição é referência em capacitação em áreas como Gastronomia, Comunicação e Design e Tecnologia da Informação.

Nos dois dias de evento haverá shows especiais, abertos ao público, para marcar o encerramento das provas e da programação cultural.

O público poderá se inscrever para as oficinas, palestras e workshops até a próxima quinta-feira (27/11) no site do evento: www.rj.senac.br/talentos.

Feira de Oportunidades contará com 52 empresas

Entre as atrações da final, está a Feira de Oportunidades, com a presença de 52 empresas que disponibilização mais de 6 mil vagas de emprego, sendo 2.300 para início imediato. Ambev, Grupo Pão de Açúcar, Brasil Foodservice Group, Unimed Rio, Spoleto, Grupo Let, Hotéis Hilton e Hotel Urbano são algumas das expositoras.

Durante os dois dias haverá ainda um posto para emissão de carteira de trabalho. O serviço será gratuito e aberto ao público. Para emitir o documento, é necessário levar CPF, um documento de identificação civil (certidão de nascimento, certidão de casamento, certificado de reservista, carteira de identidade ou carteira de registro profissional) e comprovante de residência.

SENAC RJ

O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 68 anos na profissionalização de mão de obra para setor de comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 77% de empregabilidade em 2013, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio de Janeiro, de 2010 a 2013 o Senac RJ passou de 13 mil a para 81 mil alunos. 

SERVIÇO

Feira de Oportunidades

Serão mais de 6 mil oportunidades de emprego, sendo 2.300 para início imediato, incluindo vagas para pessoas portadores de serviço gratuito de emissão de carteira de trabalho gratuita.

Data: 28 e 29 de novembro (sexta e sábado)

Horário: das 10h às 17h

Local: Polo Conquista

Palestras e debates (Capacidade de 700 pessoas por evento)

Palestra com o pedagogo e contador de histórias Roberto Carlos. Sua história de vida inspirou o diretor Luiz Villaca em seu filme “O Contador de Histórias”. Roberto Carlos foi  menino de rua em Belo Horizonte e hoje é reconhecido como um dos dez melhores contadores de histórias do mundo.

Tema: Pedagogia do Amor

Data: 28 de novembro (sexta-feira)

Horário: das 11h às 12h30

Local: Auditório Polo Conquista

Palestra diretor de competitividade nacional da Microsoft, Roberto Prado. O objetivo da palestra será discutir com os participantes sobre as experiências brasileiras e internacionais em TI.

Tema: Empregabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação: Megatendências Tecnológicas e ambientes de inovação.

Data: 28 de novembro (sexta-feira)

Horário: das 13h00 às 13h45

Local: Auditório Polo Conquista

Palestra oferecida pela Tivit com José Haddad, ex-Secretário de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia de Niterói. Haddad é administrador de empresas, coach executivo, consultor e palestrante nas áreas de gestão empresarial e planejamento estratégico, especializado em Gestão de Pessoas.

Tema: A arte de buscar emprego ou ser dono do próprio negócio

Data: 28 de novembro (sexta-feira)

Horário: das 14h às 14h45

Local: Auditório Polo Conquista        

Palestra oferecida pela UseFashion com seu fundador Jorge Faccioni, empresário da área de informação e negócios internacionais. A UseFashion é líder na informação estratégica da área de moda.

Tema: Desafios do mercado da moda na Economia Criativa

Data: 28 de novembro (sexta-feira)

Horário: das 15h às 15h45

Local: Auditório Polo Conquista

Talk Show promovido pelo Canal Futura, com a mediadora Amélia Gonzalez, jornalista especializada em Desenvolvimento Sustentável. Amélia comandou uma série de entrevistas para a emissora sobre empreendedorismo e sustentabilidade. Para este debate, o Canal Futura convida alguns players do poder público, acadêmicos e profissionais do mercado. Convidados: Alice Freitas, Diretora Executiva da Rede Asta, Fabrício Barbirato, Diretor Executivo da Idce e Laura Mariani, diretora da Junior Achievement.

Tema: Conversando sobre o futuro com o Canal Futura

Data: 28 de novembro (sexta-feira)

Horário: das 16h às 17h45

Local: Auditório Polo Conquista

Talk Show com Serginho Groisman. O apresentador do Altas Horas bate um papo com convidados para discutir as expectativas do jovem no mercado de trabalho. Convidados: Superintendente de Educação do Senac RJ,Wilma Freitas, e fundadora do Instituto Beleza Natural, Zica Assis.

Tema: Altas Conquistas

Data: 28 de novembro (sexta-feira)

Horário: das 18h às 19h30

Local: Auditório Polo Talento

Palestra Dr. Marcos Rangel e Carlos Paes. Dr. Marcos Rangel éadvogado atuante especializado na Lei de Cotas e atualmente é professor na Associação União dos Cegos do Brasil. Carlos Paes éfundador da empresa de Impacto Social "Humanus RH" e atua com a liderança de equipe há mais de 20 anos, já tendo trabalhado com contratação, formação e capacitação de profissionais de empresas como, Claro, Embratel, OI e Tim.

Tema: Como selecionar incluindo

Data: 29 de novembro (sábado)

Horário: das 10h às 10h45

Local: Auditório Polo Conquista

Palestra do executivo Rodrigo Rico, gerente de Suporte na Bematech e vice-presidente do Software Advisory Board, do HDI

Tema: A humanização no atendimento da TI como fator de sucesso

Data: 29 de novembro (sábado)

Horário: das 11h às 11h45

Local: Auditório Polo Conquista

Palestra diretor executivo do Comitê Executivo Brasileiro (COB) Marcus Vinícius Freire.

Tema: Histórias Olímpicas: Transformando Problemas em Oportunidades

Data: 29 de novembro (sábado)

Horário: das 12h às 12h45

Local: Auditório Polo Conquista

Palestra Bernard de Luna, co-fundador do site Freteiros.com e Head de Produtos do site Videolog.tv, especialista em projetos digitais e tido comoum dos maiores experts do Brasil em Front-end.

Tema: Como ser único?

Data: 29 de novembro (sábado)

Horário: das 13h às 13h45

Local: Auditório Polo Conquista

Debate com os Chefs Embaixadores do Senac RJ: Christophe Lidy, Frédéric Monnier, Teresa Corção e Pedro de Artagão. Eles apresentarão aos convidados as principais tendências para as profissões na área da Gastronomia.

Data: 29 de novembro (sábado)

Horário: das 14h às 14h45

Local: Auditório Polo Conquista

Palestra com Nelson Savioli, superintendente executivo da Fundação Roberto Marinho, conferencista sobre temas de Gestão Estratégica de Talentos, Sustentabilidade, Empregos Verdes e Terceiro Setor. Nelson é autor de sucessos como “Carreira: Manual do Proprietário" (1991); "Fracassos em RH - e como se transformaram em casos de sucesso" (2003); "Reflexões sobre o Exemplo" (2008); todos pela Qualitymark Editora.

Tema: Profissões do Futuro

Data: 29 de novembro (sábado)

Horário: das 16h às 16h45

Local: Auditório Polo Conquista

Outras Atrações:

NÚCLEO CRIATIVO

No lançamento do Núcleo Criativo serao realizadas três  Maratonas Criativas, workshops com a metodologia Design Thinking e demonstração de projetos L2P, metodologia do Senac RJ que utiliza desafios reais do mercado para aprendizagem do aluno. Para se inscrever é necessário atuar na área do workshop de interesse (Gastronomia, Turismo e Hotelaria, Beleza e Bem Estar, Saúde, Moda e Design e Tecnologia e Cultura). Inscrições pelo e-mail: [email protected]. O número de vagas é limitado. Local: Polo Talento.

Data: 28 de novembro (sexta)

Horário: das 10h às 14h

Workshop Gastronomia: Como transformar uma refeição frugal em uma  oportunidade de negócio?

Workshop Turismo e Hotelaria: Criar uma nova experiência (produto  ou  serviço) de hospedagem e turismo

Horário: das 14h15 às 18h15

Workshop Beleza e Bem Estar: Criar uma nova experiência (produto ou serviço) de Relax e SPA

Workshop Saúde: Criar uma nova experiência numa "Sala de Espera" ou criar uma nova relação entre os atores do sistema de Saúde

Data: 29 de novembro (sábado)

Horário: das 10h às 14h

Workshop Moda e design: Criar uma nova experiência de desfile/exposição de moda

Workshop Tecnologia e Cultura: Como democratizar a cultura através da tecnologia

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE MADUREIRA

Fotos produzidas pelos alunos de Fotografia do Senac RJ, com curadoria do fotógrafo Custodio Coimbra.

EDITORA SENAC

Vendas de livros da Editora.

MATERIOTECA

Exposição de estante de materiais sustentáveis para uso no Design de Interiores.

GAMES

Exposição de games criados por alunos do curso de Webdesigner do Senac RJ.

EXPOSIÇÃO INFORMÁTICA: INTERNET DAS COISAS

Exposição de maquetes produzidas por alunos de Téc. em Manutenção e Suporte.

OFICINAS CARRETA DE GASTRONOMIA:

Oficina de Caponata

Data: 28 de novembro (sexta)

Horário: das 10h30 às 12h30

Oficina de Bruschetta de tomates com Manjeiricão

Data: 28 de novembro (sexta)

Horário: das 14h às 15h30

 

Oficina de Risotto à primavera

Data: 29 de novembro (sábado)

Horário: das 10h30 às 12h

 

Oficina de Crepe Suzette

Data: 29 de novembro (sábado)

Horário: das 14h às 15h30

 

Oficina de Empanadas

Data: 30 de novembro (domingo)

Horário: das 10h30 às 12h

 

Oficina de Crepe Suzette

Data: 30 de novembro (domingo)

Horário: das 14h às 15h30

OFICINAS CARRETA DE BELEZA:

Oficina de Auto Maquiagem/penteado

Data: 28 de novembro (sexta)

Horário: das 10h30 às 12h

 

Oficina de Auto Maquiagem/penteado

Data: 29 de novembro (sábado)

Horário: das 14h às 15h30

 

Oficina de Auto Maquiagem/penteado

Data: 30 de novembro (domingo)

Horário: das 14h às 15h30

OFICINAS CARRETA DE INFORMÁTICA:

Oficina de criação de álbum de Fotografia Digital

Data: 28 de novembro (sexta)

Horário: das 10h às 13h

 

Oficina de criação de um Aplicativo móvel

Data: 28 de novembro (sexta)

Horário: das 14h às 17h

 

Oficina de Criação de Currículo

Data: 29 de novembro (sábado)

Horário: das 10h às 13h

 

Oficina de criação de álbum de Fotografia Digital

Data: 29 de novembro (sábado)

Horário: das 14h às 17h

 

Oficina de Sketchup

Data: 30 de novembro (domingo)

Horário: das 10h às 13h

 

Oficina de criação de um Aplicativo móvel

Data: 30 de novembro (domingo)

Horário: das 14h às 17h

OFICINA CANAL FUTURA

Oficina de produção de audiovisual utilizando celulares, tablets e câmeras digitais.

Data: 28 e 29 de novembro (sexta e sábado)

Horário: das 10h às 12h30 e 14h às 16h30

OBS: Importante levar telefone celular com câmera, tablets e cabos para descarregar imagens em computador.

Total de vagas: 100 (25 por turno)

 

ESCOLAS PARCEIRAS

•       Visitação de alunos de escolas parceiras

•       Palestra sobre investimento privado na Educação para diretores de escolas

PORTAL DO FUTURO

Visitação de 700 alunos do Portal do Futuro, projeto que oferece para jovens de baixa renda e em risco social a oportunidade de se preparar para suas primeiras experiências profissionais.

Inscrições no site www.rj.senac.br/talentos

  

Endereço: Parque Madureira: R. Soares Caldeira, 115, Madureira, Rio de Janeiro - RJ