ASSINE
search button

Rio celebra o Dia da Consciência Negra nesta quinta-feira

Eventos vão de recitais de poesia a shows musicais, palestras, artesanato

Compartilhar

Nesta quinta-feira (20) comemora-se o Dia da Consciência Negra, a data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um personagem histórico na luta contra a escravidão e pela igualdade racial. 

Para comemorar, a prefeitura do Rio de Janeiro organizou uma série de eventos espalhados pela cidade, como feijoada, roda de samba, cinema, artesanato, dança, teatro e literatura, a grande maioria gratuita.

Na manhã desta quinta-feira, as atividades tiveram início às 6h, quando grupos religiosos se reuniram em frente ao Monumento de Zumbi, no Centro da cidade. Às 6h30 aconteceu uma queima de fogos seguida da lavagem do monumento, feita belas baianas e pelos Filhos de Gandhi. Apresentações de capoeira e afoxés encerraram as comemorações.

As festividades começaram na quarta-feira, com a entrega do Prêmio Comdedine de Pesquisa Escolar – Concurso Conselheiro Bernardes Filho, uma iniciativa anual do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro. Dez alunos e três professores de escolas municipais foram homenageados. 

As comemorações vão se estender até a noite de domingo, quando o cantor e compositor Arlindo Cruz realiza o show de encerramento na Quinta da Boa Vista.