ASSINE
search button

Comissão da Verdade do Rio remarca visita à antiga sede do Dops-RJ

Compartilhar

A Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-Rio) adiou a visita à antiga sede do Departamento de Ordem Política e Social do Rio de Janeiro (Dops-RJ), que estava marcada para hoje (13). Segundo a Polícia Civil (PC), o prédio está em obras e precisa ser higienizado para receber a diligência. De acordo com a CEV-Rio a visita foi adiada para o próximo dia 24, mas a corporação não confirma a informação.

Na visita, a comissão levará ex-presos que foram mantidos no local, no período da ditadura militar, para que reconheçam os locais onde passaram por violações de direitos humanos.

Para preparar a diligência, a comissão da verdade fez hoje uma reunião preparatória com os ex-presos, para definir que locais cada um precisará visitar. A lista da comissão tem 15 ex-presos, mas, segundo a assessoria de imprensa do órgão, é comum que mais pessoas apareçam com a divulgação da visita.

A comissão da verdade considera que a diligência é "mais um passo para transformar o prédio no Espaço de Memória do Rio de Janeiro". Atualmente, o edifício, construído em 1912, abriga o Museu da Polícia Civil e está em restauração.