ASSINE
search button

Rio quer vistoria em carros novos só a partir do 4º ano

Compartilhar

A partir de 2015 os carros com até três anos não deverão mais precisar passar pela vistoria anual no Detran. O estudo da medida, que será feita pelo órgão e pelo Instituto do Ambiente (Inea), foi determinada pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) nesta sexta-feira para que entre em vigor a partir do próximo ano. De acordo com avaliações preliminares, veículos novos não causam danos ao meio ambiente, o que permitiria isentá-los da fiscalização.

Quando entrar em vigor, a medida vai atingir apenas veículos zero quilômetro particulares e com capacidade para até cinco passageiros adquirido a partir de 2012. Até este ano carros zero quilômetro ficavam isentos de vistoria no ano de sua compra e no ano seguinte. Agora esse benefício vai se estender por um ano mais.

Detran e Inea já vem analisando os dados das emissões de gases dos veículos vistoriados desde 2011 e a conclusão é que veículos novos não oferecem risco. A vistoria só vai continuar sendo obrigatória para veículos novos, inclusive, em caso de mudança de domicílio, transferência de propriedade ou mudança de categoria.