ASSINE
search button

Operação da PF apreende armas e drogas que abasteceriam Região dos Lagos

Compartilhar

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro, prendeu ontem (30) no final da tarde um morador do Rio levando grande quantidade de armas, munições, droga e dinheiro para abastecer o tráfico de drogas na Região dos Lagos, principalmente criminosos que atuam nos municípios de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.

A abordagem ocorreu após denúncia de que um homem transportaria armas e munições para a Região dos Lagos. Policiais federais organizaram barreira policial na Via Lagos, altura de Rio Bonito, com apoio da Polícia Militar.

De acordo com o titular da Delegacia de Patrimônio da Polícia Federal (Delepat), Fábio Andrade, no carro do acusado foram apreendidas oito pistolas calibre 9 milímetros, todas equipadas com dispositivo que permite rajadas de tiros, 1000 munições do mesmo calibre, 600 munições de fuzil automático, cerca de R$ 80 mil em dinheiro, além de 0,5 quilo de cocaína.

O delegado Andrade disse ainda que  a partir da primeira apreensão houve um desmembramento da operação que resultou em uma segunda apreensão no Condomínio Cisne Branco, em São Pedro da Aldeia.

"Nós acreditamos que tenha ligação com essa segunda apreensão. A pessoa que a gente prendeu ontem na Via Lagos, se reservou ao direito de ficar calada, mas os dados indicavam (...) que eles tinham outros carros já no condomínio com entorpecentes, munição e dinheiro guardados. Então a gente realizou o flagrante da tarde e continuou a diligência à noite com o apoio da Polícia Militar", disse.

Segundo o delegado, a polícia vem observando um aumento da violência na Região dos Lagos inclusive com mortes e confrontos com a polícia. Andrade disse ainda que o armamento utilizado pelos traficantes locais é um armamento pesado que inclui armas de guerra e fuzis. "A gente começou a observar esse aumento da criminalidade na Região dos Lagos e começamos a compilar dados recebendo informações de diversas origens e diversas fontes e a polícia começou a planejar ações e aí foi possível realizar essas duas ações que culminaram com essa apreensão relevante", explicou.

No condomínio Cisne Branco, a Polícia Federal apreendeu dentro de quatro veículos cerca de 150 tabletes de cocaína, três fuzis, R$ 350 mil em dinheiro, munição, um carregador de fuzil AK-47, além de uniformes operacionais, celulares e bases de rádios transmissores. Segundo o delegado, as casas onde os veículos estavam estacionados estavam vazias e ninguém foi preso no local. Ao todo, cinco carros foram apreendidos durante a ação.