ASSINE
search button

Cemitério São João Batista terá recepção diferenciada no Dia de Finados

Compartilhar

O Dia de Finados, celebrado domingo, dia 2, vai ser especial no Cemitério São João Batista, em Botafogo. A Concessionária Rio Pax, que desde agosto substituiu a Santa Casa na administração deste e outros cinco cemitérios públicos da Prefeitura, preparou uma recepção inédita às pessoas que forem render homenagens aos mortos nesta data. 

Sósias de Santos Dumont, Carmem Miranda, Chacrinha, Tom Jobim, Clara Nunes e Cazuza - algumas das inúmeras celebridades sepultadas no local - vão circular durante todo o dia pelo cemitério  e os visitantes serão recebidos ao som de um violino na aleia principal. A iniciativa faz parte da campanha 'Vive para sempre quem é lembrado', uma iniciativa da nova administradora do cemitério, a Rio Pax.          

O cemitério aderiu também à campanha sugerida pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios do Brasil e vai colocar um quadro na entrada do cemitério onde as pessoas serão convidadas a fazer uma reflexão sobre a vida e a morte. Incentivadas por promotoras uniformizadas, os visitantes serão instados a responder à seguinte pergunta: "O que eu quero fazer antes de morrer".

"Visitar um cemitério é sempre um momento de reflexão. Nossa vida é muito breve, fugaz, e em geral não paramos para pensar nisso", diz o diretor da Rio Pax, Lourival Panhozzi.  

Outra novidade são as placas com QR Codes que os visitantes irão encontrar nos jazigos de cerca de 150 personalidades sepultadas no cemitério. Basta direcionar o smartphone e/ou tablet com acesso à internet para o código de barras tridimensional gravado numa placa de aço para a pessoa ter acesso à história, fotos, vídeos e outras curiosidades do famoso ali enterrado.  

Já usado em países como Estados Unidos e Japão, o QR Code também está disponível para as famílias que quiserem deixar registrado para as futuras gerações mensagens sobre seus entes queridos. "É a tecnologia a serviço da memória", resume Lourival. 

Também será distribuído às famílias folheto ilustrado (com mapa, curiosidades e fotos do SJB) sobre a visita guiada gratuita que passa a acontecer uma vez por mês no cemitério, numa parceria com o historiador Milton Teixeira.

A exemplo do que ocorre em cemitérios em todo o mundo, como o Père Lachaise, em Paris, e Recoleta, em Buenos Aires, a ideia é fazer cok que o SJB passe a ser um ponto turístico da cidade. Para agendar a visita e obter mais informações, acesse  www.cemiteriosjb.com.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 

Todos os cemitérios administrados pela Rio Pax  funcionarão em Finados no horário normal: das 7h às 18h. São eles: Jacarepaguá (Pechincha), Irajá, Inhaúma, Campo Grande e Piabas (Vargem Grande).  As missas acontecerão a partir das 9h e vão até as 17h, de hora em hora, e o Cardeal Dom Orani Tempesta celebrará, às 10h30, a missa no cemitério do Irajá, mas a missa será campal e não na capela que é pequena.  A concessionária recomenda que as pessoas utilizem transporte público porque na maioria dos cemitérios há poucas opções de estacionamento e o fluxo de pessoas é muito grande.