ASSINE
search button

Operação policial prende 24 pessoas ligadas ao tráfico de drogas no Rio

Compartilhar

A Operação Conexão Coroados, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e pela Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar (PM), prendeu 24 pessoas até o final da tarde desta quinta-feira (30) na cidade do Rio e em Valença, região Sul Fluminense.

As prisões fazem parte da articulação para cumprir mandados de prisão preventiva contra 44 pessoas acusadas dos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico de drogas no sul fluminense e na favela de Acari, zona norte do Rio.

De acordo com as investigações, os criminosos fazem parte do braço da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), designado para atuar na região sul do estado do Rio; em especial no município de Valença.

Por causa da suspeita de parceria entre o TCP e a facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), foi deferida pela Justiça a realização de interceptação telefônica, o que acabou por identificar os criminosos e a maneira como atuam em vários bairros de Valença.

As escutas indicaram várias “frentes” ou líderes de determinados bairros, que recrutavam pessoas para se deslocarem ao Rio de Janeiro, especificamente à favela de Acari, para comprar drogas e revendê-las no município de Valença, cabendo a cada um funções específicas.

A Operação Conexão Coroados teve a participação de 620 policiais militares, dos quais 80 agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP-RJ e apoio de dois helicópteros.