ASSINE
search button

Polícia apreende programas de computador 'piratas' no Rio

Compartilhar

Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) deflagraram ação de cunho repressivo e educativo nesta quinta-feira (23), no shopping Promoinfo Norte, na Avenida Dom Helder Câmara, n° 5.027, no Cachambi.  

Segundo a delegada titular Valéria de Aragão Sádio, a ação foi implementada após dez dias de monitoramento, e teve por objetivo apreender dispositivos físicos contendo cópias ilegais de softwares de instalação de sistemas operacionais, sem as respectivas licenças dos detentores dos direitos autorais.

Os equipamentos estavam armazenados nos boxes do Promoinfo Norte, a fim de serem instalados em computadores de clientes bem como em computadores ali comercializados. A operação foi acompanhada por advogados do escritório Microsoft Corporation, o qual representa algumas empresas detentoras dos direitos autorais violados.

Além da apreensão de todos os dispositivos físicos contendo cópias ilegais de programas identificados naquele espaço popular, com a sua consequente retirada do mercado, a ação também teve o viés educativo, promovendo-se a conscientização dos clientes de tais estabelecimentos acerca da ilegalidade ali praticada.