ASSINE
search button

Chuva ajuda a controlar fogo na região serrana do Rio

Compartilhar

O incêndio que atinge a região serrana do Rio desde o último dia 7 e já consumiu aproximadamente 3,5 mil hectares (equivalente a 3.500 campos de futebol ) foi amenizado com a chuva provocada pela frente fria que chegou ao estado na madrugada de hoje (20). Em vários pontos da região serrana o fogo foi controlado, principalmente na área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) que  teve 1.500 hectares de vegetação de Mata Atlântica destruídos. O local, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), situado entre os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim e Magé, abriga milhares de espécies da flora e fauna, com 120 espécies de animais ameaçadas de extinção, como o macaco muriqui, o maior primata das Américas.

O comandante do Corpo de Bombeiros na região serrana, coronel Roberto Robadey informou na manhã de hoje (20) que cerca de 200 militares continuam mobilizados nas ações de combate aos focos de incêndio em Araras e Fazenda Santo Antônio, em Itaipava. Um contingente de 600 homens está operando em esquema de revezamento desde o início dos incêndios com o auxílio de quatro helicópteros.

Em razão da chuva, uma equipe sobrevoou as áreas atingidas e confirmou que a situação no parque foi controlada. O coronel Robadey disse ainda que durante o sobrevoo foram  presenciadas pessoas insistindo em queimar lixo mesmo com o apelo das autoridades, próximas à mata.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou na última sexta-feira (17) o início de uma operação de fiscalização do Ibama no entorno do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. De acordo com ela, que sobrevoou as áreas atingidas pelo fogo acompanhada pela superintendente do Ibama no Rio, Silvania Gonçalves, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Isaura Maria Ferreira Frega, as queimadas ilegais estão na origem dos incêndios que ameaçam à área protegida. “Apesar da seca atípica, grande parte do fogo no Brasil tem origem criminosa. As pessoas que põem fogo. Vamos coibir e ir atrás dos que estão provocando os incêndios”, disse.

O fogo atingiu o Parnaso no último dia 12 e se concentrou  no Vale do Mata Porcos,  Picos do Cone, a Pedra do Mamute e parte da Fazenda Boa Esperança onde fica localizada a Cachoeira da Macumba na BR-495, que liga Teresópolis à Itaipava. A equipe de brigadistas do ICMbio e do Ibama recebeu reforço de bombeiros dos quartéis de Petrópolis e Itaipava além de homens vindo dos grupamentos do Alto da Boa Vista, Barra da Tijuca e Central, na capital fluminense.