ASSINE
search button

Prefeito de Niterói pede batalhão da PM exclusivo para município

Compartilhar

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, defendeu hoje (2) a existência de um batalhão de Polícia Militar (PM) exclusivo para seu município, localizado no Grande Rio. Hoje, o 12º Batalhão da PM (BPM) responde por Niterói e pela cidade vizinha de Maricá.

A proposta de Neves é que o 12º BPM passe a responder apenas por Niterói e Maricá ganhe um outro batalhão. “Assim será possível liberar o 12º Batalhão para atuar exclusivamente em Niterói. Maricá tem crescimento demográfico de 5% ao ano e [crescem] as perspectivas de desenvolvimento econômico nessa região. [A criação de um batalhão no município] é medida estratégica e indispensável”, disse o prefeito.

Niterói tem apresentado crescimento em vários crimes recentemente. Na comparação dos oito primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2013, por exemplo, foram registradas altas de 50% nas tentativas de homicídio, de 10% nos roubos a estabelecimentos comerciais e de 22% nos roubos a transeuntes.

Na noite de ontem (1º), manifestação de moradores do Morro do Cavalão, em Niterói, contra a morte de dois jovens terminou com um ônibus incendiado. Cerca de 15 jovens pararam um ônibus, ordenaram que os passageiros descessem e atearam fogo ao veículo.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse hoje que a ação de ontem no Morro do Cavalão foi orquestrada por um criminoso preso em Bangu 3, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. “Vou sair daqui agora e pedir que seja enviado a um presídio federal”, disse Beltrame, depois de reunião com a cúpula das polícias Civil e Militar e com o governador Luiz Fernando Pezão na manhã de hoje.

A Polícia Militar não respondeu sobre a proposta da prefeitura de Niterói de que o 12º BPM fique responsável exclusivamente pelo município.