ASSINE
search button

Teleférico do Morro da Providência, no Rio, ainda opera em horário reduzido

Compartilhar

O teleférico do Morro da Providência, que liga a Central do Brasil à Gamboa e à Praça Américo Brum, região portuária do Rio de Janeiro, ainda não opera em horário integral. O serviço foi inaugurado pela prefeitura há quase três meses, no último dia 2 de julho, com a promessa de entrar em funcionamento total no início deste mês, o que não ocorreu. Atualmente, os horários de funcionamento são das 9h às 11h e das 14h às 16h, nos dias úteis; e das 9h às 12h, aos sábado e domingos.

De acordo  com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), que administra o equipamento, "o Teleférico da Providência ainda opera em estado de comissionamento, o que quer dizer que permanece em fase de testes e treinamento. Ainda são necessários ajustes para ampliar o horário de funcionamento", informou a companhia.

A prefeitura do Rio informou que  o objetivo da construção do teleférico foi viabilizar a vida dos moradores da região, ajudando-os a economizar, pois o serviço é gratuito e tem capacidade de transportar até mil passageiros por hora. Para Maria Helena, 47 anos, que trabalha na associação de moradores da comunidade, o teleférico ajuda, mesmo com o horário reduzido.

"O teleférico veio para ajudar, mas antes só funcionava pela manhã. Neste mês, o funcionamento passou a ser no horário da tarde também. Isso ajuda as mães que precisam levar seus filhos à escola", disse.

Segundo a Cdurp, o horário de funcionamento integral do teleférico será das 6h às 21h, nos dias úteis; das 7h às 19h, aos sábados; e das 9h às 18h, nos domingos e feriados. Porém, a companhia não deu previsão para que estes horários de funcionamento sejam iniciados.