ASSINE
search button

Semana começa com debate entre os candidatos ao governo do Rio

O fim de semana foi embalado pelo clima de campanha em diversos pontos da cidade

Compartilhar

O Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB-RJ), em parceria com a Revista Veja e a Universidade Estácio, vai promover nesta segunda-feira (22/9) o debate com os cinco candidatos ao governo do estado que mais estão pontuando nas pesquisas eleitorais. O evento, que terá transmissão ao vivo pelo site da Veja, está agendado para às 11 horas, na sede da entidade, no Centro do Rio.

Anthony Garotinho (PR), Luiz Fernando Pezão (PMDB), Marcelo Crivella (PRB), Lindberg Farias (PT) e Tarcísio Motta (PSOL) já confirmaram presença no encontro eleitoral. A mediação será do jornalista e colunista Augusto Nunes. O debate será composto por cinco blocos, em dois deles, candidato pergunta para candidato, com tema livre. Em outros dois, as perguntas serão feitas por jornalistas da revista, representantes da OAB e da universidade, sendo em um deles destinado ao tema pré-determinado (transporte, segurança, educação, orçamento e saúde), e o outro, livre. O último bloco está reservado às considerações finais.

Fim de semana dos candidatos no Rio

O candidato da Frente Popular (PT-PV-PSB-PCdoB), Lindberg Farias, participou neste domingo (21/9) da Caminhada Lilás, realizada na orla da Zona Sul do Rio, liderada por mulheres militantes do PT e PCdoB em favor da sua candidatura e da reeleição da presidente Dilma Rousseff. Lindberg agradeceu ao grupo que, mesmo com chuva, não deixou de levantar bandeiras e faixas. “As mulheres vão nos dar a vitória. Ainda temos 40% de eleitores indecisos. Nesses 15 dias, vamos intensificar as campanhas nas ruas e, tenho certeza, chegaremos ao segundo turno. Se eleito, vou fazer pelo Rio o que o Lula fez pelo Brasil, ou seja, olhar para os que mais precisam”, destacou.

Acompanharam o evento Maria Antônia Goulart, esposa de Lindberg, o vice-prefeito do Rio Adilson Pires, a deputada federal Jandira Feghali e a deputada estadual Inês Pandeló, além de representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da União da Juventude Socialista (UJS) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Luiz Fernando Pezão, candidato pelo PMDB, escolheu Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para caminhar neste domingo (21) chuvoso. Ele afirmou durante a caminhada que "só com investimentos em Segurança Pública será possível ampliar ainda mais as realizações para os moradores da Baixada Fluminense". Pezão estava acompanhado pelo prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso. Segundo o candidato, se reeleito irá implantar mais quatro UPPs em Caxias. "Em todo o estado, a meta é chegar a 90 Unidades. Haverá investimentos também, no efetivo da Polícia Militar, com previsão de um total de 60 mil policiais", destacou.

A Educação foi outro ponto comentado por Pezão durante a visita, prometendo a instalação de novos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) na cidade nos próximos anos.“Sem segurança não entra o professor, o médico. Quero investir muito na saúde. Ajudar os prefeitos da Baixada a universalizar as Clínicas da Família aqui na Baixada. Colocar ensino médio com ensino profissionalizante diurno, com horário integral”, disse.

Marcelo Crivella (PRB) fez campanha em frente ao Mercadão de Madureira, no sábado (20). Em bate-papo com os eleitores, Crivella mostrou suas propostas para a Zona Norte, tanto para o asfalto como para as comunidades. Segundo ele, a região precisa de infraestrutura. "Vamos investir em saúde e segurança. Precisamos melhorar os hospitais e aumentar o efetivo da Polícia Militar. A mobilidade aqui é bem atendida, apesar do fracasso dos trens urbanos", afirmou.

O candidato do PRB citou dois programas que ele considerou inovadores, o Cimento Social e Zona Franca Social. "O Cimento Social vai melhorar a casa das pessoas e dar mais dignidade aos moradores que vivem nas comunidades. Com a Zona Franca Social, vamos dar isenção de impostos a empresas que queiram se instalar nas comunidades carentes". disse. Ainda no sábado, Crivella visitou o Calçadão de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde conversou com os eleitores sobre suas propostas.