ASSINE
search button

Rio faz neste domingo caminhada pela paz no trânsito

Compartilhar

Organizações não governamentais (ONGs) e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito promovem nesta manhã de domingo (21) uma caminhada pela paz no trânsito na orla de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. A concentração começou por volta das 10h no Posto 6. A manifestação faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito.

A caminhada Atenção pela Vida é organizada pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, da ONG Trânsito Amigo e do Movimento Maio Amarelo.O objetivo do evento é encorajar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para a criação de políticas de trânsito que reduzam as estatísticas de mortes e acidentes.Os participantes vão usar roupas brancas com acessórios em amarelo, cor que simboliza atenção no trânsito. De acordo com os organizadores, um dos objetivos da caminhada é reforçar o conceito de que todos têm responsabilidade pela segurança nas ruas e estradas do país, sejam ciclistas, motociclistas, motoristas, passageiros ou pedestres.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 milhão de pessoas morrem por ano no mundo em acidentes de trânsito, e o Brasil é o quarto país nesse ranking, com 40 mil mortes por ano. Jovens na faixa de 20 a 29 anos representam 25% dos mortos em acidentes ce trânsito.