ASSINE
search button

Quatro mil militares participam do desfile de 7 de Setembro no Rio

Compartilhar

Quatro mil homens participam neste ano do desfile pelo Dia da Independência, na Avenida Presidente Vargas, centro da capital fluminense. A parada de 7 de setembro vai durar três horas. Aproximadamente 3 mil militares das Forças Armadas e forças auxiliares participam do evento, que contará ainda com 500 civis e 500 estudantes. O desfile teve início às 8h30.

O evento contará com representações da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), escolas militares, além de entidades civis. Haverá desfile de carros de combate, viaturas militares, motocicletas e tropas a cavalo.

Este ano, o Fogo Simbólico da Pátria será conduzido pela terceiro-sargento temporária do Exército Bárbara da Silva Leôncio que estará acompanhada de uma representação de atletas. A sargento Bárbara é campeã mundial de atletismo nos 220 metros (m), categoria menor (15 a 17 anos), tetracampeã sul-americana dos 100 m e 200 m, categoria menor e juvenil (18 e 19 anos), vice-campeã mundial estudantil nos 100 m, na Grécia em 2006, medalhista do Troféu Brasil de Atletismo nos 200m em 2007, terceira colocada no revezamento 4x100 m no Mundial Juvenil no Canadá em 2010, campeã ibero-americana no revezamento 4x100 m na Espanha em 2010, e medalha de prata e bronze em 2010.

A Marinha fará o tradicional desfile naval com participação de navios de guerra e aeronaves na orla do Rio de Janeiro. O Exército distribuiu bandeirinhas do Brasil para todas as pessoas que lotam as cinco arquibancadas montadas na Avenida Presidente Vargas.

O técnico de eletricidade Marcos César Teixeira da Silva, 37 anos, trouxe o filho Júlio César, 5 anos, para assistir o desfile pela primeira vez. "É bom despertar essa consciência cívica na criança que serve para incentivá-la pelo gosto pela vida militar que eu sempre  quis para mim."  O menino ficou entusiamado com os cavalos do Regimento da Polícia Montada da Polícia Militar e com os carros de combate do Exército Brasileiro e até ensaiou um desfile, com os braços balançando e a marcação com os pés.

Quem já está acostumado a desfilar no 7 de Setembro são os meninos Artur Henrique, 12 anos, e Luan Almeida, 13. Os dois já desfilam há quatro anos junto com os integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), incentivados pelos avôs, Antonio Lima, 64 anos, e Ney da Silva Lopes, 66, que todos os anos participam do desfile da Pátria. Os dois jovens desfilam com uniforme camuflado do Exército e dizem que até já ficaram conhecidos com fotos na internet e entrevistas para os jornais. Artur Henrique estuda na Escola Bélgica, em Guadalupe, e Luan, no Colégio João XXIII, em Deodoro. Artur disse que adora desfilar desde que o avô comprou o uniforme militar e o levou para desfilar, aos  8 anos. "É muito bom desfilar e eu nem me canso", disse. Já Luan disse que o avô e o primo que também desfilava quando era menor o incentivaram. "Eu vi as fotos dele desfilando, tive vontade e vim."

Já o alinhador de automóveis Renato Correia, 28 anos, trouxe o filho Vitor, 2 anos, para assistir ao desfile, junto com o sobrinho Vitor, 10 anos. Renato disse que não acredita que ocorram os incidentes do ano passado quando ativistas invadiram a pista do desfile. "Eu creio que a gente esteja mais seguro hoje. Com certeza por tudo que aconteceu no ano passado e na Copa do Mundo, com um efetivo bem maior de policiais no entorno do desfile", avaliou.