ASSINE
search button

Cooperativas do Rio se mobilizam para promover atividades sociais neste sábado 

Compartilhar

Mais de 40 cooperativas do Rio de Janeiro se uniram para promover ações de solidariedade em comemoração ao "Dia C" - Dia de Cooperar - celebrado em todo o país no dia 6 de setembro, sábado. Os eventos organizados pelo Sistema OCB/RJ* terão como tema a mobilização, o voluntariado e a solidariedade. Dessa forma, o Rio se une às cooperativas de outros 23 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, participantes da iniciativa desenvolvida pelo Sistema OCB para estimular ações sociais permanentes em todo o país.

Mais de 80 atividades foram programadas para todo o estado do Rio. Na capital, entre os eventos que serão realizados, estão o Projeto Sorrir, na Lagoa e uma festa de confraternização no Clube São Cristóvão, com campeonato de futebol entre cooperativas, atividades lúdicas para crianças, samba ao vivo e almoço.

O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, afirma que o grande objetivo é que estas ações tenham prosseguimento após o "Dia C".

"Pretendemos que as iniciativas passem a fazer parte do calendário do cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro. Ano após ano, há uma grande mobilização em torno dessas ações e o nosso objetivo é proporcionar a participação efetiva dos cooperados, colaboradores, dirigentes, além das instituições parceiras. É importante haver ações de solidariedade e preocupação com o próximo. Devemos sempre promover o 7° princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade", destaca Diaz.

 

Programação do Dia C em 6 de setembro no Rio de Janeiro:

 

Projeto Sorrir, na Lagoa (RJ)

O projeto promovido pelo Sicoob Cecremef visa a atender crianças de seis meses a seis anos de idade, demonstrando a higiene bucal correta. Também haverá aplicações de flúor e palestras de conscientização sobre à saúde bucal e sua interação com a saúde geral.

Local: Obra do Berço, situada à Rua Cícero Góis Monteiro,19, Lagoa/RJ.

Horário: 10h às 14h

 

Confraternização no Clube São Cristóvão (RJ)

As cooperativas do ramo de transporte do estado promovem um dia de confraternização para 3.500 pessoas. O evento incluirá campeonato de futebol entre cooperativas, atividades lúdicas para crianças, samba ao vivo, almoço e diversos serviços ofertados aos presentes pelas cooperativas e instituições parceiras.

Local: Clube São Cristovão Futebol e Regatas - Rua Figueira de Mello, 200 - S. Cristóvão/RJ

Horário: Das 8h às 18h.

 

Programa Brasil Alfabetizado (Campos dos Goytacazes)

Desde 2013, a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Municipal de Educação, realiza atividades de alfabetização de jovens, adultos e idosos em Campos dos Goytacazes. As aulas ocorrem em uma casa fornecida pela Coagro, às segundas, terças e quartas-feiras. A ação faz parte do cronograma permanente do Dia C no Estado do Rio. A cooperativa também é responsável pelo transporte dos alunos.

Local: Rua Margem da Ilha nº 272 - Distrito de Travessão de Campos

Horário: Segundas, terças e quartas entre 18h e 21h

 

Cooperativismo na Praça (Natividade)

A cidade de Natividade, no Norte-fluminense, vai promover o projeto 'Cooperativismo na Praça'. Estarão expostos para venda os trabalhos artesanais das 26 mulheres que compõem a Cooperativa de Bordados Natividade. O evento, realizado em parceria com a Natcoop (empresa de consultoria e sistema) e a prefeitura, também vai receber doações para o Asilo Recanto do Bem Viver, que acolhe idosos da região.

Local: Praça Ferreira Rabelo, no centro de Natividade.

Horário: a partir das 12h.

 

Cultura na Praça (Bom Jardim)

A Cooperativa Espaço Integrado de Educação e Cultura (Eiduc), da cidade de Bom Jardim, na região serrana do estado, vai realizar o evento "Cultura na Praça". O projeto tem por objetivo levar cultura, em suas diferentes manifestações, aos moradores da cidade. Na Praça da Igreja Matriz haverá apresentações teatrais, música, dança, contação de histórias, brincadeiras infantis e capoeira.

Local: Praça da Matriz

Horário: 14h às 18h

 

Dia de Cooperação e Alegria (Itaguaí)

A Coopvale, cooperativa de crédito mútuo mantida somente pelos empregados do grupo Vale e entidades vinculadas, vai realizar o Dia de Cooperação e Alegria. O objetivo é promover a integração entre funcionários e familiares. A ação também terá um caráter social, com a arrecadação de alimentos para instituições de caridade de Itaguaí.

Local: Rua Argentina - Lote 23 - Quadra 11 - Itaguaí/RJ

Horário: 10h às 17h

 

Projeto Criança Saudável (Volta Redonda)

O Sescoop/RJ, por meio de seu Escritório da Região Centro Sul Fluminense, realiza, em parceria com as cooperativas Coop Proalt, UniodontoSul Fluminense, Cooperaço e CoopBama, o projeto Criança Saudável. O objetivo é arrecadar alimentos para serem doados à Casa da Criança e Adolescente, em Volta Redonda. A entrega será no dia 6 de setembro. Estão programadas brincadeiras e atividades de lazer. A Uniodonto levará a sua unidade móvel para demonstrações de higiene bucal e aplicação de flúor. 3

Local: Casa da Criança e do Adolescente - Rua Vinte e Um, 34 - Vila Santa Cecília, Volta Redonda/RJ

Horário: 14h

 

Confraternização na Ceral (Araruama)

A Cooperativa de Eletrificação Rural (Ceral) de Araruama, na região dos Lagos, realizará uma ação para os seus funcionários e cooperados. As atividades consistirão em um café da manhã, com jogos cooperativos e dinâmicas de grupo. A festa será encerrada com um almoço.

Local: Parque de Exposição de Araruama - Rua Doutor Batista, 0,Araruama/RJ

Horário: 8h30

 

Dia C - Dia de Cooperar - O "Dia C" tem como proposta transformar ações isoladas realizadas por centenas de cooperativas brasileiras em um vigoroso movimento de solidariedade cooperativista, com ênfase no desenvolvimento social comunitário. De Norte a Sul do Brasil, as cooperativas já realizam diversas atividades voluntárias e, no dia 6 de setembro, uma grande comemoração vai unir todas elas. 

A projeção é beneficiar 1,4 milhão de pessoas de 1.060 municípios e reunir cerca de 200 mil voluntários em todo o país. Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no blog: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) em seu estado.