ASSINE
search button

Lindberg defende retorno dos Cieps e consolidação das UPPs na Zona Oeste

Candidato ao governo do Rio fez carreata na região neste fim de semana

Compartilhar

Em carreata na Zona Oeste do Rio de Janeiro, neste fim de semana, o candidato ao governo do Rio de Janeiro pela Frente Popular (PT-PV-PSB-PCdoB), Lindberg Farias (PT), se comprometeu a retomar o projeto dos Cieps, implantados no governo de Leonel Brizola, e que foi abandonado naquela região. Na carroceria de uma camionete cinza, Lindberg seguiu de Realengo a Bangu e durante o percusso disse que vai consolidar as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), através da ocupação social como caminho para transformar as comunidades em territórios de oportunidade para os jovens.

“A Zona Oeste está muito esquecida. Aqui, os problemas com o transporte, a saúde e a educação são muitos", ressaltou o candidato. Lindberg enfatizou que a migração da violência para essa região e Baixada Fluminense é fruto de uma política desordenada. “Vamos equilibrar o jogo. Reforçar os batalhões e o policiamento nas ruas e nos bairros”, afirmou.

Em Campo Grande, um dos bairros mais populosos da Zona Oeste, o policiamento diminuiu de 430 para 310 nos últimos anos, segundo dados divulgados pela própria assessoria do candidato. Em 2013, os índices apontam também aumento de homicídios. 

Durante oito horas, a carreata percorreu Realengo, Senador Camará, Comunidade do Sapo, Bairro do Jabour, Vila Aliança e as comunidades Vila Vintém, Fumacê e Jardim Batan, em Bangu. Lindberg desceu do carro para falar com os moradores, acompanhado pela militância e pelos políticos que disputam a reeleição para a Câmara Federal, como Jandira Feghali (PCdoB) e os petistas Alessandro Molon e Benedita da Silva.

Neste domingo (31), Lindberg participou de uma carreata em São Gonçalo, percorrendo os bairros do Barreto, Neves, Gradim, Porto Novo, Brasilândia, Boaçu, Mutuá, Itaoca e Trindade. O principal tema abordado pelo candidato com os moradores foi segurança.