ASSINE
search button

Candidato ao governo do estado, Pezão visita Nova Iguaçu e faz promessas

Compartilhar

O candidato do PMDB ao governo do estado, Luiz Fernando Pezão, esteve em Nova Iguaçú na manhã deste sábado (30). Ele caminhou no bairro Todos os Santos, um dos contemplados pelo programa Bairro Novo. Aproveitando a oportunidade, Pezão disse que realizará uma segunda rodada do projeto, que se estenderá para os demais bairros da Baixada.

"Eu quero ver toda a Baixada com dignidade e cidadania, sem as pessoas precisarem colocar um saco plástico no pé para ir lá para a estrada pegar um ônibus, para voltar para a sua igreja, para a criança ir à aula", disse Pezão, ressaltando os problemas estruturais da região. As obras de infraestrutura do Bairro Novo, segundo o governo do estado, já custaram mais de R$ 272 milhões.

Pezão também prometeu levar médicos de família para a Baixada. Ele quer levar "100%  de cobertura na atenção básica à saúde, o médico de família". O candidato disse que 590 unidades estão sendo construídas, principalmente na Região Metropolitana do Rio. Pezão disse ainda que nove foram entregues e outras três ainda serão. "Quando você investe no Médico de Família, você resolve 85% dos problemas. Uma criança que tem uma asma, uma bronquite, não precisa concorrer com um atropelado, com um baleado, em uma emergência de hospital", avaliou.

Estão previstas ainda no plano de governo de Pezão, cinco Clínicas da Família para o município. O governo já instalou duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na cidade, e mais quatro serão feitas no próximo mandato.  

Pezão se comprometeu ainda a construir duas novas rodovias para facilitar o acesso aos municípios da Baixada Fluminense: a via que ligará o Arco Metropolitano à Avenida Brasil, com corredores de BRT, e uma nova rodovia onde, hoje, passa a antiga Rio-São Paulo. O candidato também assumiu o compromisso de colocar um corredor de BRT ligando o Arco Metropolitano ao Transbrasil. Ainda sobre a infraestrutura de transportes e mobilidade do estado, que é alvo de muitas críticas por parte dos especialistas, o candidato afirmou que continuará investindo na segurança das linhas de trens para transformá-las, futuramente, em metrôs de superfície. 

A falta de água e o saneamento básico precário também são reclamações frequentes dos moradores da baixada. O atual governador alegou que, para a próxima gestão, vai construir o reservatório de Guandu 2. 

Sobre a segurança pública, outro ponto delicado na região, Pezão disse que instalará quatro UPPs e construirá o Batalhão de Nova Iguaçu. Segundo ele, outra iniciativa será o ingresso de mais uma companhia destacada no bairro da Cerâmica. Pezão garantiu também que durante todo o próximo mandato, o efetivo policial será reforçado nos batalhões.