Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Rio

Incêndio destrói área no Parque Estadual da Pedra Branca

Agência Brasil

Um incêndio que durou sete horas destruiu uma área da reserva do Parque Estadual da Pedra Branca, na zona oeste do Rio de Janeiro. O fogo, que teve início na tarde desse domingo (24), destruiu 5 hectares de vegetação da Serra do Barata, em Realengo, próximo à sede do parque.

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o fogo foi controlado em ação conjunta com os guarda-parques e com o auxílio de soldados do Quartel dos Bombeiros de Realengo. A suspeita é que um balão tenha provocado o fogo.

O Inea informou que as equipes chegaram ao local assim que o incêndio foi detectado e avistaram o foco próximo à sede do parque. A área atingida equivale a cinco campos de futebol e, no momento, 15 guarda-parques do núcleo Pau da Fome, Camorim e Piraquara, em Jacarepaguá, estão no local a fim de evitar que o fogo se alastre.

Considerada uma das maiores reservas florestais do país e com área que totaliza 12,5 mil hectares, o Parque Estadual da Pedra Branca teve apenas uma pequena vegetação da Mata Atlântica danificada. O incêndio que ocorreu nas últimas horas não chegou a atingir a região da floresta.

Tags: florestas, Fogo, Oeste, Rio, Zona

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.