ASSINE
search button

Ministro Moreira Franco anuncia ampliação do aeroporto de Macaé

Compartilhar

O aeroporto de Macaé é um dos beneficiados  do Programa de Investimento em Logística: Aeroportos, do governo federal. Localizado a 150 km da cidade do Rio de Janeiro, o aeroporto já está sendo reformado. No entanto, a cidade necessita de uma pista que comporte aviões grandes para atender a demanda do município, que tem como principal atividade econômica a produção de petróleo.

"A indústria petroleira da região importa 30 mil toneladas/ano em equipamentos, sendo que 3 mil toneladas chegam via aeroporto de Cabo Frio e 27 mil toneladas pelo Galeão. Após isso, essas cargas seguem em caminhões até Macaé. Isso mostra a necessidade urgente de termos um aeroporto de cargas no município", afirmou o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.

Para discutir o projeto de ampliação do aeroporto, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) participará de seminário realizado pelo governo municipal em 1º de setembro. O evento contará com a participação de empresas, representantes dos governos federal, estadual e da Infraero. A proposta é conhecer as necessidades das indústrias do setor de óleo e gás. 

"A existência de um aeroporto qualificado é um dos pilares para o desenvolvimento econômico, uma vez que o município passará a oferecer um maior suporte às indústrias baseadas na cidade", disse o prefeito de Macaé, Aluízio (PV).

A meta é transformar o aeroporto em uma das principais bases regionais na operação do transporte aéreo de cargas e, desta forma, evoluir a logística offshore no município, fundamental ao futuro das atividades de exploração e produção de petróleo no país.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Cliton da Silva Santos, defendeu as melhorias no aeroporto. "O aeroporto de Macaé chegou a um ponto em que não está mais atendendo a necessidade de mobilidade da cidade. É uma aflição grande e uma luta antiga da nossa população", destacou.

Moreira Franco tem afirmado que dará prioridade ao assunto devido à importância da cidade de Macaé para o estado do Rio. "O número de passageiros que saem do aeroporto de Macaé para as plataformas de petróleo chega a 1,2 milhão por ano. É uma movimentação mais alta que a do aeroporto de Teresina, no Piauí. Por isso vamos investir em Macaé", complementou.

O Aeroporto de Macaé opera 24 horas por dia, sete dias por semana, e tornou-se a principal base de apoio da Bacia de Campos. É o que registra maior número de pousos e decolagens de helicópteros na América do Sul. Diariamente são realizados cerca de 200 voos, responsáveis pela circulação de 1.300 passageiros.