ASSINE
search button

Ministro Luiz Fux faz palestra para novos juízes do TJRJ

Compartilhar

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, fez palestra no Curso de Formação Inicial do Magistrado, aos juízes aprovados no último concurso promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Realizado nesta sexta-feira, dia 22, no auditório da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), o evento contou com a presença da presidente do TJRJ, desembargadora Leila Mariano, do diretor-geral da Emerj, desembargador Sérgio Verani, e do juiz do TJ, Eduardo Antônio Krausner.

Foram abordadas as questões do Código do Processo Civil, em aprovação pelo Senado Federal. O ministro presidiu a Comissão de Juristas instituída para elaboração do anteprojeto do CPC.

Além das novidades contidas no CPC, o palestrante também fez questão de transmitir aos novos juízes as experiências adquiridas na vida como magistrado. Recordou o tempo em que foi juiz do TJRJ, nas comarcas do interior e, depois, na capital, atuando em casos com diferentes aspectos jurídicos.

O ministro Luiz Fux disse que “a Magistratura é o mais alto postulado que o homem pode exercer neste mundo”. Mas, ressalvou, “o juiz deve ter a postura da humildade, pois a última porta que o cidadão aflito tem para bater é a da Justiça. Portanto, ele deve ter a postura de reconhecer as aflições humanas”.

A presidente do Tribunal de Justiça do Rio destacou a oportunidade das lições de conhecimento e de vida transmitidas pelo ministro Luiz Fux aos novos juízes. Foram aprovados 27 candidatos no último concurso para a carreira da magistratura.