ASSINE
search button

Casa de Oswaldo Cruz organiza oficina de livros raros

Compartilhar

Até o próximo dia 28, a Casa de Oswaldo Cruz (COC) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) oferecem a oficina "Livro raro - O que é?". A iniciativa é da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde da (COC), e visa subsidiar a formação e a gestão de coleções bibliográficas especiais. O pedido de inscrição deve ser encaminhado pelo e-mail: <[email protected]>

A oficina será no dia 1º de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na sala 405 do prédio da Expansão, no campus da Fiocruz em Manguinhos, na zona norte do Rio.

A bibliotecária Jeorgina Gentil Rodrigues, da Biblioteca de Ciências Biomédicas do Icict, vai ministrar as aulas. Ela é bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Informação, Comunicação em Saúde pelo Icict (Fiocruz).

Os principais tópicos abordados são: o livro científico; o periódico científico; primeiros impressos brasileiros; critérios para qualificação de obras raras; e fontes de pesquisa. Aberta ao público externo mediante inscrição, a atividade é voltada para bibliotecários, estudantes de biblioteconomia, pesquisadores de acervos de memória e demais profissionais interessados em entender o conceito de raridade bibliográfica.

Serviço

Oficina "Livro raro - O que é"

Carga horária: 6 horas

Data: 1º de setembro

Inscrições: até 28 de agosto, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo e-mail [email protected]