Jornal do Brasil

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

Rio

Pezão é indagado sobre "guardanapos em Paris"

Jornal do Brasil

Em sabatina no RJTV, da Rede Globo, na noite desta segunda-feira, o candidato do PMDB ao governo do Rio, Luiz Fernando Pezão, foi indagado sobre a presença do ex-governador Sérgio Cabral em uma festa em Paris, em 2009, com a presença de Fernando Cavendish, dono da Delta Construções, quando vários integrantes do governo foram flagrados com guardanapos na cabeça. Pezão disse que Cabral não posou com guardanapo na cabeça, embora estivesse presente no chamado "voo da alegria".

Pezão disse que, na época, os secretários fizeram autocrítica e o próprio Cabral pediu desculpas em público. "Considero o episódio grave, mas ele (Sérgio Cabral) pediu desculpas em público”, disse.

Pezão não conseguiu explicar o fato de o governo de seu antecessor, Sérgio Cabral, não ter cumprido a promessa de, até 2014, levar Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) a todas as comunidades do Rio, e tampouco ter concluído o processo de despoluição da baía de Guanabara.

“São muitas comunidades que o crime se deslocou. Nós fizemos 38 UPPs, sendo que a última foi a Maré, vamos colocar mais oito UPPs naquela comunidade. Para onde a mancha criminal se deslocou, nós fomos, como Niterói e Baixada Fluminense. Só se faz segurança contratando policiais. Vamos contratar mais seis mil policiais. Não é fácil, mas vamos perseverar nesse caminho”, afirmou.

Indagado se o planejamento falhou, Pezão retrucou dizendo que “policial você faz com curso. Colocamos policiais onde não tinha nenhum. Rocinha era uma cidade de 101 mil pessoas, sem polícia. A gente sabe que não ganhou a guerra, mas eu assumo o compromisso de continuar”.

Outra promessa, contida no caderno de encargos para os Jogos Rio 2016, é a despoluição da baía de Guanabara. Hoje, foi cumprido apenas 50% do que foi prometido, e o candidato respondeu à questão com outra promessa: "vamos continuar".

“Vamos colocar R$ 1,2 bilhão em obras, não só no Rio, mas no entorno. Tivemos um teste em que fomos elogiados por diversos iatistas (campeonato teste de vela). A gente tem muito o que fazer, mas vamos conseguir com diversas obras em andamento, e as que estão sendo licitadas”, prosseguiu.

O RJTV da TV Globo, segunda edição, entrevista nesta terça-feira (19) o candidato petista ao governo do Estado, o senador Lindberg Farias. 

Tags: 2014, Eleições, estadual, Rio, sucessão

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.