ASSINE
search button

Faculdades recebem maior movimento universitário de doação de sangue

Campanha Universitário Sangue Bom começa nesta terça (19) no Rio, em Niterói e na Baixada

Compartilhar

Nesta terça (19), o Hemorio dá início à oitava edição da campanha Universitário Sangue Bom, que levará coletas de sangue itinerantes para dez instituições de ensino superior do Rio de Janeiro, Niterói e Baixada. A campanha, idealizada pela Agência Campi, já coletou mais de cinco mil bolsas de sangue em edições anteriores. O objetivo do projeto é levar a questão da responsabilidade social para o ambiente universitário.

Os atores Bruno Gissoni, Rodrigo Simas, Juliana Paiva e Yanna Lavigne serão os padrinhos dessa oitava edição. A campanha dura pouco mais de duas semanas, indo do dia 19 de agosto até o dia 02 de setembro. Os centros de coleta itinerantes irão passar por diversos campi de 10 instituições de ensino: Faculdades Integradas Helio Alonso, Universidade Veiga de Almeida, Faculdade Souza Marques, Universidade Federal Fluminense, IBMEC, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Cândido Mendes, Fundação Getúlio Vargas, Unigranrio e Faculdade Celso Lisboa.

Com o slogan "Mostre que você tem atitude correndo nas veias",  as redes sociais desempenharão forte papel na divulgação do Universitário Sangue Bom. Para a diretora geral do Hemorio Simone Silveira, os canais digitais são estratégicos para atingir esse público jovem. "Os jovens universitários, além de sempre estarem dispostos a participar de ações sociais, se mostraram grandes disseminadores do tema nas redes sociais, contribuindo para o sucesso da campanha", conta.

O diretor de execução da agência idealizadora do projeto, Caio Barreto, ressalta que o principal objetivo da ação é incentivar e conscientizar os jovens, que, segundo ele, são os grandes ditadores de comportamento. "O engajamento é feito através de ações diferenciadas que passam positividade e reforçam a importância desse ato cidadão", afirma.

Doação de sangue 

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.