Jornal do Brasil

Sábado, 1 de Novembro de 2014

Rio

Sociedade Psicanalítica do Rio faz palestra sobre limites da responsabilidade

Jornal do Brasil

O diálogo entre Psicanálise e Direito contribuiu para redefinir o conceito de responsabilidade. Em vez da obrigação de reparar danos e identificar culpados por erros ou tragédias, o mundo discute a noção de risco compartilhado, orientada também para o futuro. Uma tarefa que hoje é coletiva. A mudança de paradigma será debatida no próximo dia 23, na palestra Repensando Responsabilidades: Limites Necessários, promovida pela Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro.

  A psicanalista Rosana Igor Rehfeld e o procurador regional da República Rogério Nascimento vão expor uma visão interdisciplinar sobre o tema. Afinal, o Direito e a Psicanálise trazem elementos complementares na discussão sobre responsabilidade. A transformação dos papéis sociais e as novas configurações familiares serviram para aproximar profissionais das duas áreas. Uma socorre a outra em questões que vão além da objetividade das leis e do alcance do inconsciente.

 Rosana Igor Rehfeld, membro efetivo da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro, lembra que a Psicanálise tem papel fundamental na discussão sobre responsabilidade. Ela cita um exemplo recente para ilustrar o tema. “A campanha ‘Eu não mereço ser estuprada’, que se espalhou pela Internet, mostrou a reação de mulheres à tentativa de se culpar a vítima pelos casos de agressão sexual. Essa reação em massa acendeu o debate sobre os limites da responsabilidade. Não foi apenas a questão legal. A Psicanálise contribui com o diálogo", afirma.  

Para Rogério Nascimento, que também é professor de Direito na PUC e na Estácio de Sá, o conceito de responsabilidade foi ampliado. "O sujeito já não responde somente pelos efeitos dos seus atos. Ele passa a ser também responsável pelos vulneráveis que estão sob seus cuidados. Da mesma forma, operou-se uma extensão da responsabilidade no espaço e no tempo: em vez de olhar para trás, apontando vítimas e culpados, ela é enriquecida pela ideia de precaução, prevenção, espírito de vigilância”, afirma.  

SERVIÇO:

Psicanálise em Diálogo – Repensando Responsabilidade: Limites Necessários

Palestrantes: Rosana Igor Rehfeld e Rogério Nascimento

Data: 23 de agosto

Horário: 9h30

Local: Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ)

Endereço: Rua Fernandes Guimarães 92 – Botafogo

Tags: culpa, debate, erro, psicanálise, responsabilidade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.