Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Rio

"Trem não vai faltar", afirma candidato Luiz Fernando Pezão

Promessas do candidato lembram velhos compromissos nunca cumpridos por seu antecessor

Jornal do Brasil

Às vésperas das eleições para o governo do estado do Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) está fazendo suas promessas. Assim como Sérgio Cabral, quando tentou se eleger em seus dois mandatos consecutivos, o atual governador tem planos para o trânsito na região metropolitana do Rio. As promessas de Pezão lembram as garantias dadas por Cabral sobre uma das maiores preocupações do carioca: a mobilidade urbana.

>> "O prefeito podia colaborar com a economia", diz especialista

>> Rio: especialistas criticam trânsito e cobram investimentos em mobilidade

Pezão promete levar os corredores do BRT para municípios da Baixada Fluminense, São Gonçalo, Niterói e Itaboraí. Ele também afirma que irá investir na integração de trens, barcas, ônibus e metrôs. Segundo o candidato e atual governador, o projeto vai começar pela ligação da Via Light, em Nova Iguaçu, à Avenida Brasil. O trecho, de 4 Km de extensão, terá dois túneis, faixa exclusiva para ônibus articulados e 12 viadutos. 

Sergio Cabral também fez promessas para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana do Rio. Contudo, o projeto, que geraria empregos e traria melhorias para a mobilidade urbana na região metropolitana do Rio, nunca saiu do papel. As obras não chegaram a ser iniciadas, diferente da Linha 4, que não foram concluídas, conforme prometido, e continuam trazendo transtornos para os cariocas.

Sobre os trens, Pezão garantiu que chegará ao segundo semestre de 2015 com " com toda a frota de trens renovada e com ar condicionado. Ainda sobre o sistema ferroviário, o atual governador diz que mais de um milhão de pessoas serão transportadas pelos trens. Ainda de acordo com Pezão, hoje 680 mil passageiros utilizam esse meio de transporte. 

Luiz Fernando Pezão em visita ao BRT Transcarioca
Luiz Fernando Pezão em visita ao BRT Transcarioca

O candidato disse ainda que criará um novo órgão de Governo que vai integrar as políticas urbanas dos 21 municípios da Região Metropolitana. Segundo ele, o órgão servirá como interface para as discussões de projetos para a região e atenderia não apenas a mobilidade, mas também saneamento, saúde e educação.

Se for reeleito, Pezão deverá terminar as obras da Linha 4 e iniciar as obras da Linha 3. Contudo, no último final de semana, em suas visitas ao Centro de Manutenção de Trens de Deodoro e durante sua caminhada no BRT Transcarioca, Pezão não comentou esse assunto.

Tags: cabral, eleições2014, governo do estado, pezão, promessas, Trânsito

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.